“Práticas Sustentáveis: Educação Sanitária e Ambiental – COPASA” foi o tema da formação complementar realizada em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), na Unidade de Preservação, onde funciona o Centro de Educação Ambiental (CEAM), localizado no início da Serra do Rola Moça (MG). O evento foi direcionado aos beneficiários do Projeto Revitalizar, da AVSI Brasil, com a participação de 15 pessoas em cumprimento de pena de prestação de serviços à comunidade (PSC) e/ou acordos de não persecução penal, encaminhados pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A formação teve como objetivo promover a conscientização sobre práticas sustentáveis, abordando temas como Educação Sanitária, Saneamento Básico e Educação Ambiental, com foco em preservação e sustentabilidade. Durante o curso, os participantes puderam aprender sobre o abastecimento de água, o tratamento de esgoto, as bacias hidrográficas e a importância da reciclagem. Além disso, realizaram a Trilha da Mata, onde observaram a rica biodiversidade da Mata Atlântica e o córrego Barreiro.
A capacitação também contou com uma Oficina de Resíduos, onde os beneficiários aprenderam técnicas de reciclagem e como transformar objetos descartáveis em itens úteis, com ênfase na geração de renda. O instrutor técnico em ambiente, André Costa, encerrou a formação com a entrega de certificados e lembranças, destacando a importância da sustentabilidade e da ressignificação dos materiais.
Para a analista socioambiental, Cláudia Imaculada, “a iniciativa reforça a importância da educação como ferramenta de transformação social, incentivando práticas que contribuam para o cuidado com o meio ambiente e o fortalecimento do vínculo com a sociedade”.
Depoimentos de beneficiários do projeto, como Yara, evidenciam o impacto positivo das capacitações. “Eu amei o curso e já estou fazendo as garrafas que aprendi lá para vender. Já tenho 10 encomendas e estou muito feliz!”, comemora Yara.
Este foi o último curso complementar do Projeto Revitalizar 5 em 2024, período em que foram realizadas 6 turmas, capacitando 74 beneficiários. Além disso, 265 beneficiários receberam formação de agentes ambientais, um critério necessário para a prestação de serviços comunitários.
Projeto Revitalizar
O curso integra o Projeto Revitalizar, que tem como objetivo promover ações sustentáveis nos âmbitos social, ambiental e econômico, concentrando-se no apoio aos sentenciados à prestação de serviços à comunidade. Além disso, integram o público do projeto as pessoas beneficiadas por acordos de não persecução penal, maiores de 18 anos, com saúde e condição física adequadas para as atividades propostas.
O Projeto Revitalizar iniciou em 2018 por meio da parceria entre AVSI Brasil e Vara de Execuções Penais – VEP/TJMG, Bombeiros Comunitários do BOED MG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica – FPMZB e Superintendência de Limpeza Urbana – SLU).