Com a parceria do Instituto Afrânio Affonso Ferreira – IAAF, a AVSI Nordeste deu início ao projeto Vamos Jogar? Ludicidade, Educação e Oportunidades em Salvador. Desde o final de setembro, o projeto está capacitando 20 educadores, ligados a sete instituições educativas comunitárias parceiras da AVSI Nordeste, para usarem jogos lógicos de forma qualificada no processo de ensino e aprendizagem. O projeto adota como proposta educativa a Pedagogia da Fraternidade.
Até março de 2013, o projeto irá alcançar 400 crianças e adolescentes atendidos pelas instituições parceiras, através de sessões lúdicas. Além dos momentos de capacitação, os educadores capacitados contam com uma assessoria pedagógica personalizada para auxiliá-los no dia a dia das aplicações dos jogos lógicos.
Ludicidade e solidariedade
O projeto trabalha o uso da ludicidade para a aprendizagem de conteúdos formais e para favorecer relacionamentos de amizade e solidariedade. Está organizado em dois eixos: “O primeiro estimula o raciocínio lógico-matemático nos alunos. O segundo promove uma cultura de paz, baseada na Pedagogia da Fraternidade, isto é, trabalhando nos educadores e alunos competências e valores necessários para a construção de uma sociedade solidária, utilizando os jogos como laboratório”, explica Júlia Ribeiro, coordenadora do projeto. A Pedagogia da Fraternidade trabalha, como um dos seus princípios, com a chamada “Regra de Ouro” presente nas várias culturas e religiões que propõe “fazer ao outro aquilo que gostaria que fosse feito a si e não fazer ao outro aquilo que não gostaria que fosse feito a si.”
“A proposta do projeto se baseia no reconhecimento da importância do lúdico no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes; e na necessidade de se introduzir uma proposta pedagógica que rompa com a lógica formal de ensino e promova conteúdos importantes relativos à ética, moral, comportamento, valores e etc”, ressalta Raphael Dela Cela, assessor pedagógico do projeto.
As instituições parceiras estão localizadas em áreas conhecidas por uma grande vulnerabilidade social e pobreza na cidade de Salvador. Seis delas estão localizadas no Subúrbio Ferroviário (Lobato, Uruguai e Plataforma). A sétima se encontra na região do Nordeste de Amaralina (Vale das Pedrinhas).
“Além de se envolverem, os alunos tentavam ensinar uns aos outros. Notamos o despertar de um novo interesse pela matemática”, observa uma educadora. O sucesso do trabalho como os jogos lógicos, fica evidenciado no relato das crianças, como comemora Cailane, de 8 anos: “Eu gostei do Mancala. Achei maravilhoso porque me ajudou a aprender. Tive medo sim, até o meio, depois me alegrei, usei as regras para jogar bem”.
Olimpíada dos Jogos Inteligentes
O ponto culminante será a realização da Olimpíada dos Jogos Inteligentes, previsto para o último mês do projeto. O objetivo será promover o encontro entre os alunos das instituições participantes e por fim, vivenciar uma competição saudável onde possam ser colocados em práticas todos os valores aprendidos e trabalhados.
Imposto de Renda
O projeto faz parte do Programa Assessoria Pedagógica a Organizações Comunitárias. Está aprovado pelo Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Salvador e se encontra apto a receber recursos de indivíduos e empresas através do imposto de renda.