Anuncio

Projeto Vozes Daqui inicia segunda fase junto aos jovens em Pernambuco

98 alunos responderam ao diagnóstico escolar que indicará melhorias que devem ser implementadas nas escolas beneficiadas

Mais de 90 alunos de três escolas do município de Goiana, em Pernambuco, realizaram, na última semana, a inscrição para participar da segunda fase do projeto Vozes Daqui. A iniciativa contempla estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II das escolas municipais Lourenço de Albuquerque Gadelha, IV Centenário e Dr. Manoel Borba.  

Na ocasião, também foi aplicado um diagnóstico escolar para alunos e pais, com o objetivo de identificar pontos que podem ser melhorados nas instituições. Professores e gestores também responderam ao questionário de forma remota.

“Num momento tão desafiador, o projeto pretende contribuir para que alunos, professores, gestores e comunidade possam se ver como protagonistas e olhar a escola como espaço transformador”, conta Tatiana Belo, gerente do projeto.

Além da aplicação da pesquisa, foram entregues 98 kits escolares para os estudantes com bolsas, cadernos, lápis, canetas e borrachas. A doação foi financiada pela Stellantis Jeep, parceiro do projeto junto à AVSI Brasil.

Joseilda Gomes, mãe de dois alunos, destaca que o projeto é essencial para o momento em que as crianças ainda não podem ter aulas presenciais. “Acho muito importante um projeto como esse para meus filhos, ainda mais agora que eles estão sem atividades por conta da pandemia. Tudo que for para melhorar a educação deles, eu quero”, afirma.

Já a estudante Ana Beatriz Soares, da escola Lourenço de Albuquerque Gadelha, conta que está ansiosa para o retorno presencial e para as melhorias que serão implementadas na instituição.

Respeitando os protocolos de segurança para combate ao COVID-19, a atividade foi realizada durante três dias, em horários distintos e com atendimento de cinco famílias por vez, com distanciamento, utilizando de aferidor de temperatura, álcool em gel e tapete sanitizante.

Primeira fase

Em 15 meses, a primeira fase do projeto beneficiou três escolas do município de Goiana, sendo entregues duas bibliotecas com sala multimídia e uma escola revitalizada com pintura /grafitagem. Além disso, também foram desenvolvidas atividades de educomunicação com oficinas de fotografia e audiovisual.

Ao todo, 2.450 alunos e 89 professores e gestores foram beneficiados diretamente pela primeira fase do projeto que é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.

Sobre o projeto

O projeto Vozes Daqui contribui para o desenvolvimento local e inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais. A iniciativa visa valorizar o ambiente escolar promovendo o protagonismo e a aproximação de alunos e professores e incentivando a integração da escola com a comunidade e da valorização do patrimônio histórico e cultural.