O projeto Vozes Daqui gerenciado pela AVSI Brasil em parceria da FCA, Fundação Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Goiana (PE) – município que abriga o Polo Automotivo Jeep – promoverá a partir de 25 de novembro o Ciclo de Diálogos Vozes Daqui online. Esta será a primeira série de lives sobre educação realizada pelo projeto e abordará conteúdos importantes e relevantes para o fomento da educação. Ao todo, serão quatro lives transmitidas semanalmente pelo canal Vozes Daqui na plataforma YouTube. Três delas destinadas a professores e educadores e a última, uma oficina para alunos.
Para compor esses encontros nomes como, Isly Viana, apresentadora e editora-chefe do telejornal Jornal da Clube, da TV Clube/Record, Fernanda Cunha, professora da Escola da Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e atua principalmente na área de Arte e Educação Digital, Luciana Lyra, atriz, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Trarão um rico debate sobre educação e o cenário atual para ser dividido com professores e educadores.
A série de lives estreia com o tema, “Educação, tecnologia e cultura digital” e será apresentado por Isly Viana. A jornalista levantará tópicos relacionados a importância da tecnologia, alfabetização digital e temas atuais como a disseminação das Fake News. Além disso, promoverá um debate rico aos educadores para auxiliar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos ao acesso das mais variadas fontes de informações; principalmente as que chegam por meio das plataformas sociais, que não necessariamente levam ao conhecimento, como analisa a apresentadora.
“Tentarei levar aos professores ferramentas de pensamento crítico que são importantes em qualquer situação. Os argumentos que chegam pelas redes sociais são muito convincentes, porque eles distorcem a realidade e o professor às vezes fica sem saber como lidar com a situação diante do aluno. É importante trazer para os professores as estratégias que se montam para as redes sociais para promover discursos, sejam a respeito de política, saúde ou racismo”, frisa Isly Viana.
Na sequência, a segunda transmissão será em 02 de dezembro, às 14h00, com o tema “Desafios da Educação durante e depois da Pandemia”. Com Fernanda Cunha, será responsável por trazer as reflexões relacionados a este conteúdo.
Já a terceira e quarta live ocorrerão na mesma semana, 9 e 10 de dezembro, quarta-feira e quinta-feira, respectivamente, às 15h00. Enquanto a terceira apresentação abordará o tema “Criatividade e ensino inovador”; o quarto e último encontro desta série será destinada exclusivamente aos alunos, com a “Oficina de artes com foco na história e cultura de Goiana”. Ambas serão conduzidas por Luciana Lyra, atriz.
“A série de lives sobre educação foi idealizado para proporcionar um diálogo entre especialistas, professores e alunos; especialmente devido a suspensão das aulas nas escolas municipais e atividades presenciais do projeto. Este ano desafiador intensificou mudanças importantes em diversas áreas e a educação foi uma delas. Entender transformações, compreender de forma crítica o atual momento com o aumento das fake news e manter um diálogo aberto entre alunos e professores são de grande importância para a promoção de uma educação de qualidade. E a nossa preocupação com o fomento da educação pública em Goiana faz parte das nossas missões sociais”, afirma Fernão Silveira, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para América Latina.
As conversas serão mediadas pela jornalista, Margarida Azevedo, especialista em educação, com mais 20 anos de carreira, desses dedicados ao Jornal do Commercio, de Recife. Ela foi primeira mulher a ser diretora do JEDUCA, Associação de Jornalistas de Educação. As transmissões destinadas aos professores e educadores ocorrerão sempre as quartas-feiras, iniciando em 25 de novembro às 15h00. A live direcionada aos alunos será em 10 de dezembro, quinta-feira, também às 15h00. Todas terão uma duração média de 1h00 e serão transmitidas pelo canal no YouTube Vozes Daqui, aberto ao público. Para acessar ao canal, clique aqui.