O programa Crescer Aprendendo se apresenta como uma resposta aos desafios da primeira infância no Brasil, como: o conhecimento insuficiente das famílias mais vulneráveis sobre a importância da primeira infância e dos direitos da criança; a pouca responsabilidade coletiva e comunitária pelo desenvolvimento infantil; a falta de espaços seguros para o brincar e a escassez de dispositivos formativos com informações sobre a primeira infância. O programa também aborda a saúde da criança, alimentação e higiene.
A metodologia consiste na abordagem de temas essenciais ao desenvolvimento infantil, por meio de textos, vídeos com especialistas, lives, apoio on-line de uma psicóloga, plantão de dúvidas, “tarefas” semanais e incentivo para que postem os resultados das atividades propostas na semana.
O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade por meio de ações de formação de familiares e educadores, além de contribuir com a segurança alimentar das famílias.
O público-alvo é composto por beneficiários de instituições educativas de Salvador (BA), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).
Resultado 2021:
- 777 famílias foram engajadas em formação parental à distância e beneficiadas com a distribuição de cartões de alimentação.