O estudo diagnóstico socioeconômico visa estabelecer coerência entre o perfil socioeconômico do território e o investimento social da Alvopetro, tendo em vista as necessidades primordiais das comunidades como norte para iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), gerando valor compartilhado.
A metodologia quantitativa consiste no levantamento de dados secundários, mapeamento de stakeholders e elaboração da linha de base das comunidades. Já a parte qualitativa é baseada nas entrevistas em profundidade com os atores-chaves da região de interesse.
O objetivo deste projeto é solidificar a postura de responsabilidade social corporativa, promovendo programas de investimento social nas regiões onde atua, expandindo e multiplicando as iniciativas sociais existentes para impactar positivamente as comunidades no entorno de suas operações e fortalecendo os laços com as partes interessadas a nível local.
O público-alvo é constituído por famílias de nove comunidades dos municípios de Mata de São João (BA), sendo elas: Cascata, Conjunto JK, Vila de Camaçari, Vila de Itapecerica e Colina, Serrão, Gameleira, Bebedouro, Portão do Lunda e Pôr do Sol.
Resultados obtidos (2021):
– 930 famílias entrevistadas para a elaboração do diagnóstico e plano;
– Diagnóstico Socioeconômico elaborado;
– Plano de Responsabilidade Social Corporativa elaborado.