O projeto Light Exposição Itinerante — Ação Itinerantes nas Escolas é uma das ações do Programa Educativo Cultural Light e é executado pela AVSI Brasil. Seu principal objetivo é estimular a educação para o consumo consciente e a eficiência energética. Integrante do Programa de Eficiência Energética da Light e alinhado à Lei Federal n.º 9.991/2000, o projeto dá continuidade às atividades educativas realizadas nas escolas pelo time educativo do Museu Light da Energia. Com isso, espera-se sensibilizar o público atendido para promover mudanças em seus hábitos de consumo de energia elétrica e estimulem seus amigos e familiares a fazer o mesmo, educando sobre o uso responsável da energia elétrica e reforçando o compromisso com a conscientização ambiental.
O público-alvo do projeto compreende escolas municipais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, incluindo alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores, promovendo a educação sobre eficiência energética e sustentabilidade no ambiente escolar e nas residências.
As atividades são realizadas no estado do Rio de Janeiro, abrangendo a capital, incluindo as Zonas Norte, Oeste, Sul e Centro, assim como municípios da Região Metropolitana, como Nova Iguaçu e São João de Meriti.
O projeto tem como objetivos principais promover a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica de forma integrada e participativa nas escolas selecionadas conforme a estratégia de atuação da Light. Também busca levar atividades itinerantes do Museu Light da Energia, proporcionando aos alunos uma imersão no mundo da energia. Além disso, visa oferecer à comunidade escolar a experiência da educação com ênfase na eficiência energética e na sustentabilidade, além de fortalecer o relacionamento da Light com as comunidades.
Em 2024, o projeto beneficiou diretamente 13.481 alunos da rede pública de ensino e 552 professores, contribuindo para a formação de uma cultura de conscientização e sustentabilidade.
Principais resultados do projeto de abril a dezembro de 2024
- Atendimento a 13.481 alunos da rede pública de ensino;
- Capacitação de 552 professores, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas voltadas à conscientização ambiental e à sustentabilidade;
- Impacto positivo em 14 escolas municipais, fomentando uma cultura de conservação de energia e uso de fontes limpas;
- Realização de 28 oficinas interativas sobre Fontes de Energia e Consumo Consciente;
- Execução de 168 horas de oficinas interativas voltadas à conscientização sobre eficiência energética.