Em 2013, a AVSI formalizou a parceira com a Fundação Roberto Marinho (FRM), instituição que desenvolveu uma metodologia educacional reconhecida em nível nacional e internacional por promover educação de qualidade para jovens e adultos.
Essa parceria habilitou a instituição a atuar na formação de professores e contribuir para a formação de estudantes que se encontravam em distorção idade/série.
O objetivo foi promover e implementar, em conjunto com a FRM, os projetos Tecendo o Saber (ensino fundamental – primeiro segmento), Telecurso (ensino fundamental – segundo segmento e médio) e Qualifica (iniciação ao mundo do trabalho) em municípios e empresas privadas do território nacional de acordo com metodologia específica da Fundação.
O público-alvo foi formado por professores da rede estadual de Pernambuco e Bahia. No total, 680 educadores foram beneficiados.
Metodologia
O papel da AVSI na parceira compreendeu a seleção de profissionais que foram capacitados pela FRM para atuar – segundo metodologia das telessalas – junto a professores da rede pública de ensino.
Além disso, a parceria habilitou para expansão e implementação dos projetos Tecendo o Saber, Telecurso e Qualifica em municípios e empresas privadas do território nacional.
A prática pedagógica dos cursos valorizou o conhecimento científico, tecnológico e cultural na medida em que é vinculado à realidade e aplicado à vida dos estudantes. Assim, no âmbito das telessalas, o ponto de partida para novas aprendizagens foi a experiência de vida dos próprios alunos.
Resultados da FRM
Os cursos da Fundação Roberto Marinho são reconhecidos pelo Ministério da Educação e adotados por redes públicas de ensino, empresas e instituições do terceiro setor. Em relação à metodologia de ensino, ao longo de 20 anos, é possível elencar significativos resultados:
• Integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC (2010);
• Implementada em mais de 32 mil salas de aula;
• Mais de 40 mil professores capacitados;
• Mais de 6 milhões de estudantes formados;
• Seis estados e 2 capitais adotaram como política pública de educação; beneficio para mais de 140 mil estudantes da rede pública de educação.
Resultados obtidos na parceria
2013 (setembro a dezembro):
– 90 educadores (estimativa) da rede estadual de Pernambuco formados com a metodologia Telessala;
– Foram realizadas 11 ações, sendo:
- 2 Formações Internas (Módulo 1 e Módulo 4 do Ensino Médio);
- 3 Formações Externas;
- 6 Ações de Acompanhamento.
2014
– 390 educadores (estimativa) da rede estadual de Pernambuco e Bahia formados com a metodologia Telessala;
– Foram realizadas 29 ações, sendo:
- 5 Formações de Formadores;
- 14 Formações de Professores;
- 10 Ações de Acompanhamento.
2015
– 200 professores (estimativa) da rede estadual de Pernambuco formados com a metodologia Telessala;
– Foram realizadas 22 ações, sendo:
- 13 Formações de Professores;
- 7 Ações de Acompanhamento;
- 2 Formações de Formadores.