Impactos da mudança do clima já são observados em muitas cidades. De acordo com o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), já se tem registro da intensificação e do aumento da frequência de eventos extremos no Brasil nas últimas décadas, impactando significativamente os sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura.
Além dos riscos climáticos, os municípios têm enfrentado as consequências do processo de urbanização ocorrido no país nos últimos 50 anos. Com esse processo, novos desafios foram postos aos gestores públicos locais e tomadores de decisão, por exemplo, conciliar o desenvolvimento e a expansão das cidades com a conservação ambiental para a redução da vulnerabilidade e da exposição da população aos impactos da mudança do clima.
O Plano Geral, Estudos e Projetos Preliminares de Intervenções foi lançado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Ausammenarbeit (GIZ) em parceria com a AVSI Brasil.
O objetivo geral é desenvolver um Plano Geral, Estudos e Projetos Preliminares de intervenções a partir das propostas de engenharia e urbanismo, considerando a adaptação baseada em ecossistemas e o princípio de equidade e inclusão da comunidade. O público-alvo é a comunidade de um bairro em Salvador que apresenta vulnerabilidades e riscos de escorregamentos e inundações.
Ações previstas
- Elaboração de Estudo de Equidade e Inclusão;
- Recomendações para o Reassentamento;
- Estratégia de Articulação e Engajamento;
- Elaboração de Estudos e diretrizes que poderão ser norteadores para a elaboração posterior do projeto de intervenção social e a implementação do projeto na comunidade em Salvador, visando promover a resiliência e reduzir a vulnerabilidade dos moradores aos impactos da mudança climática, priorizando a adoção de soluções baseadas na natureza.
Resultados alcançados em 2023:
- 09 Reuniões institucionais com Representantes da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS);
- Elaboração de Plano de Trabalho;
- 02 Visitas de reconhecimento do bairro;
- 03 Participações em workshops;
- Elaboração de roteiro de entrevista para instituções públicas e lideranças e questionário a ser aplicado pela CODESAL;
- Levantamento de dados secundários;
- Levantamento de melhores práticas de projetos de urbanização de áreas precárias
- Análise dos projetos sociais em intervenções de urbanização de áreas precárias realizadas pela Prefeitura