No projeto Parque Solar Arinos, o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental e Saúde (PEAS), Programa de Comunicação Social (PCS) e o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Local (PAEL), priorizam o fluxo de informações entre a Enel Green Power e as comunidades circunvizinhas.
E através dos programas é possível proporcionar o diálogo constante, franco e transparente com a comunidade, além de oferecer informação e apoio ao desenvolvimento de iniciativas locais de geração de renda.
O objetivo do projeto é ser um instrumento de suporte às atividades do Parque Solar Arinos, iniciativa que acontece no município de Arinos–MG, de propriedade da Enel Green Power. O projeto busca oferecer informação concreta sobre as fases de planejamento, implantação e das interferências do complexo à população local.
O projeto buscou também a realização de algumas atividades, entre elas: criação de um canal de comunicação aberto (Ouvidoria móvel), diálogos diários de segurança, meio ambiente e saúde, oficinas e palestras socioambientais, um spot de rádio veiculado, produção e distribuição de cartazes informativos, entre outras.
O público-alvo é formado pela comunidade inserida no entorno do empreendimento, trabalhadores da obra, órgãos governamentais e não-governamentais, escolas e lideranças representantes da sociedade civil local.
Metodologia
Foi realizado um diagnóstico socioambiental nos municípios e comunidades do entorno do empreendimento com a proposta de levantar e validar as informações dos dados secundários previamente coletados, bem como identificar os atores sociais locais, as demandas e os potenciais da região. Esta etapa ocorreu por meio de pesquisas qualitativas (aplicação de questionários e visitas in loco), que permitiram identificar possíveis temas para execução do projeto.
Atividades realizadas:
Programa de Educação Ambiental e Saúde — PEAS
Através do compartilhamento de informações e práticas educativas, sensibilizamos a população, instituições dos municípios impactados e principalmente as comunidades escolares do meio no qual o empreendimento está inserido sobre a importância da conservação dos recursos naturais e o controle do meio ambiente.
Programa de Comunicação Social — PCS
Permite a veiculação de informações sobre o empreendimento para a população da Área de Influência Direta (AID), garantindo a comunicação direta, respeitosa e funcional.
Programa de Apoio ao Empreendedorismo Local — PAEL
Apoiar a criação e a sustentabilidade de projetos que possuam impacto positivo nas comunidades, fortalecendo e potencializando as iniciativas que já existem ou estimulando o surgimento de novas iniciativas que necessitem de apoio técnico e/ou financeiro.
Resultados alcançados (junho a dezembro de 2023)
- 125 pessoas contempladas com reuniões informativas;
- 215 colaboradores envolvidos em diálogos diários de Segurança, Meio Ambiente e Saúde;
- 903 participantes de oficinas e palestras socioambientais;
- 109 Atendimentos pelo WPP da Ouvidoria;
- 922 pessoas contempladas com as campanhas de comunicação;
- 02 Boletins Informativos Produzidos;
- 500 Exemplares de Boletins Informativos distribuídos;
- 03 Spots de rádios veiculados;
- 06 Cartazes informativos produzidos;
- 300 Exemplares de Cartazes Informativos distribuídos;
- 03 Camisas de comunicação produzidas;
- 06 Instituições beneficiadas com a divulgação de informações.
Resultados alcançados (janeiro a dezembro de 2024)
- 07 oficinas socioambientais em escolas, com abordagem de temas como meio ambiente, reaproveitamento de alimentos, produção de enfeites, presentes e vassouras com materiais reutilizados, entre outros.
- 01 diagnóstico socioambiental.
- 13 palestras com a comunidade da AID, abordando temas como cidadania, saúde e desenvolvimento sustentável.
- 01 curso de multiplicadores, realizado nos municípios de Umburanas e Ourolândia, na modalidade presencial, como parte do Programa de Educação Ambiental. O curso teve carga horária total de 24 horas, divididas em três módulos: “Meio Ambiente, Saúde e Cidadania”; “Políticas e Projetos Socioambientais”; e “Sustentabilidade e Qualidade de Vida”.
- 07 reuniões da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE), espaço democrático para atualização da população sobre as fases de instalação do parque e as ações socioambientais realizadas nas comunidades e no empreendimento.
- 10 apoios a feiras, eventos e campanhas da sociedade civil (associações, cooperativas e outras instituições) e do poder público (CRAS, secretarias e outros órgãos).
- 67 materiais de comunicação produzidos, contendo informações sobre o empreendimento e campanhas de educação ambiental e em saúde, incluindo banners, cartazes, boletins informativos e camisas. No total, foram distribuídas 13.469 unidades.
- 01 tecnologia social a ser implantada (placa solar em comunidade da Área de Influência Direta — AID).
- 01 campanha de assessoria técnica rural, desenvolvida ao longo do período, na qual foi realizado um diagnóstico rápido rural e proposta uma intervenção.
- 20.247 beneficiados no projeto durante todo o andamento.