A AVSI Brasil atua na implementação do projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido, que é parte da estratégia do UNICEF para resposta à pandemia no Brasil. O projeto envolveu:
- Capacitação de profissionais de educação e de saúde;
- Doações de kits de higiene (incluindo higiene menstrual) para famílias;
- Doações de equipamentos como pias, estações móveis de lavagem de mãos e totens de álcool gel para escolas;
- Doações de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde;
- Distribuição de materiais informativos e educativos;
- Capacitação de lideranças comunitárias para ações de comunicação para mudança de comportamento junto a crianças, adolescentes, pais, mães e cuidadores e professores da rede municipal.
O objetivo do projeto foi garantir a continuidade dos serviços essenciais para crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, higiene e proteção em territórios mais vulneráveis durante a pandemia do coronavírus.
O público-alvo da iniciativa foi formado por crianças, adolescentes e adultos, bem como profissionais da área de educação e saúde.
A metodologia do projeto incluiu o contato inicial com as secretarias municipais de educação e de saúde para beneficiar escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além das atividades voltadas para as famílias, em especial crianças e adolescentes.
A estratégia consistiu em oferecer assistência técnica e instrumentos de autoavaliação aos municípios e capacitações junto aos profissionais de saúde e educação, além de entregar kits de higiene, pias e EPIs para a manutenção ou reabertura de serviços seguros para a prevenção de Covid-19. Também incluiu ações de comunicação junto às comunidades-alvo para mudança de comportamento com relação a hábitos de higiene e retorno às aulas presenciais.
Resultados alcançados
- 507 escolas em processo de preparação para a reabertura e retomada das aulas presenciais apoiadas com um pacote de prevenção de infecção pelo Covid-19, em 52 municípios previamente selecionados pelo UNICEF, beneficiando um total de 136.085 crianças e adolescentes;
- 69 Unidades Básicas de Saúde foram contempladas com pacotes de higiene e prevenção de infecções para garantir a continuidade segura dos serviços;
- 12 capacitações para gestores escolares, professores e demais profissionais da educação, totalizando a participação de 2.611 profissionais, representando 1.033 escolas;
- 2 capacitações em Água, Saneamento e Higiene (ASHI) e Prevenção e Controle de Infecções (PCI), com a presença de 904 profissionais de saúde;
- 139.847 pessoas alcançadas com mensagens sobre práticas seguras para a prevenção da Covid-19;
- 093 pessoas recebendo mensagens de prevenção à Covid-19 através de comunicação interpessoal em nível comunitário a partir dos agentes de mudança;
- 569 pais, cuidadores, crianças e adolescentes compartilhando suas preocupações através de mecanismos de feedback estabelecidos.
Resultados alcançados em 2022
- 53.657 crianças matriculadas nas escolas apoiadas com kits de higiene, equipamentos de proteção individual, instalações de água e higiene adequadas (dados de matrículas de acordo com censo escolar 2021)
- 212 escolas apoiadas com kits de higiene ou instalação de pias.
- 345 escolas com questionário de autoavaliação e checklist em água, saneamento e higiene preenchidos.
- 750 profissionais de educação treinados em água, saneamento e higiene e prevenção à infecções
- 8.488.536 pessoas alcançadas com mensagens sobre práticas seguras para a prevenção da COVID-19 (incluindo retorno seguro às escolas).
- 7.355 pessoas recebendo mensagens de prevenção à COVID-19 em nível comunitário a partir dos agentes de mudança.
- 32.800 meninas recebendo absorventes íntimos para higiene menstrual
Saiba mais em www.unicef.org.br.