O projeto contribuiu com o desenvolvimento local inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais. A iniciativa teve como objetivo valorizar o ambiente escolar promovendo o protagonismo e a aproximação de alunos e professores e incentivando a integração da escola com a comunidade e da valorização do patrimônio histórico e cultural.
Com o Vozes Daqui, o objetivo atingiu 5.252 alunos do Ensino Fundamental II, 55 professores e gestores escolares, além de 267 lideranças e moradores da comunidade.
As principais atividades desenvolvidas foram a Educomunicação e os Projetos Escolares. A primeira envolveu capacitação de alunos e professores com criação de metodologia para realização de busca sobre a história e cultura de Goiana, com formação em mídias (fotografia, web/mídias sociais e audiovisual), para produção e publicação do conteúdo nos meios de comunicação. Foram realizadas 10 exposições fotográficas e a produção de 06 curta-metragem. Já os projetos Escolares foram orientações técnicas para que o comitê de alunos e professores realizassem diagnóstico sobre o ambiente escolar e, a partir disso, elaborassem e implantassem um plano de melhoria do ambiente escolar.
Resultados alcançados
- 09 escolas reformadas a partir de diagnóstico envolvendo 519 alunos, pais e comunidade escolar
- 450 alunos participando de ação de melhoria do ambiente escolar e oficinas educativas
- 180 alunos participando de oficinas de Educomunicação com a produção de 18 vídeos e 87 fotografias sobre história e cultura de Goiana
- 04 Lives educativas para professores
- 55 professores participando de capacitação voltada ao protagonismo e interação aluno/professor
- 127 conteúdos publicados e plataforma do projeto produzida
- Total do público impactado com as ações: 5.252 alunos; 1.075 professores e gestores escolares; 267 lideranças e moradores da comunidade