PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Apoio Local - Transforme destinos, apoie a distância (BA)

PERÍODO:
Desde 2009

PARCEIROS:
Doadores privados (colaboradores da AVSI, indivíduos, famílias e grupos de amigos)

A partir da experiência do projeto Nossas crianças de valor (também conhecido como Apoio a Distância), os colaboradores da AVSI e um grupo de amigos aceitaram o desafio de se tornar “padrinhos” de crianças matriculadas em uma instituição parceira, o Centro de Educação Infantil Luigi Giussani, em Salvador (BA).

Assim surgiu a iniciativa conhecida como Apoio Local, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da acolhida e do apoio ao percurso educativo, melhorando suas condições de vida sem tirá-las do próprio ambiente familiar e cultural.

 

A pessoa que aceita a proposta do Apoio Local colabora financeiramente para que a instituição possa acolher e acompanhar a criança da melhor maneira possível. Os recursos arrecadados contribuem para o custeio de alimentação, material didático, manutenção da infraestrutura e salário dos educadores.

 

O que fazer para apoiar uma criança?

 

A pessoa interessada em apadrinhar uma criança a distância preenche uma FICHA DE ADESÃO, detalhando a modalidade de pagamento da sua contribuição. O valor mínimo anual é de R$ 360,00. A cada ano, os apoiadores são consultados sobre a renovação do apoio.

Embora o apoio seja para a instituição, cada apoiador é vinculado a uma criança da obra educativa. Essa proposta favorece o vínculo afetivo entre ambas as partes. Para a criança, esta é uma oportunidade de ser educada sobre valores como amor e gratidão. Já o(a) apoiador(a), compreende melhor o significado e a importância da caridade.


Para conhecer a criança que irá apoiar, o apoiador (também chamado padrinho ou madrinha) recebe uma carta apresentando uma criança da creche. O informativo descreve as condições de vida em que se encontra a criança e sua família.

 

Acompanhamento da criança

 

Ao longo do ano, cada apoiador(a) recebe:

  1. uma notícia sobre o desenvolvimento da criança apoiada e o trabalho realizado pela instituição educativa;
  2. informativos eletrônicos sobre atividades da instituição conforme o calendário letivo (início das aulas, Páscoa, Dia das crianças etc);
  3. uma produção da criança. Trata-se de um pequeno gesto de retribuição pelo apoio, normalmente um desenho da criança ou um objeto produzido por ela, com a ajuda de seu(a) educador(a).

 


Ações do projeto em Salvador

  1. Apoio à produção e controle de qualidade dos materiais para os apoiadores;
  2. Realização de eventos para mobilização de novos apoiadores;
  3. Elaboração de estratégias de divulgação da iniciativa.



Resultados alcançados

  1. Dezenas de crianças beneficiadas ao longo de 5 anos;
  2. Adequação da campanha ao público brasileiro;
  3. Contribuição para a sustentabilidade da obra educativa.

 

Muitas vezes, a proposta de apoio vai além da contribuição financeira e se estabelece um vínculo afetivo entre o apoiador e a criança. Por isso, a instituição está aberta à visita dos apoiadores que desejem conhecer de perto a criança apoiada. 

  


Instituição beneficiada

O Centro de Educação Infantil Luigi Giussani foi construído, em 2005, para cuidar de crianças de 188 famílias provenientes de palafitas – reassentadas no Conjunto Habitacional Joanes Azul –, já que as creches do bairro não tinham capacidade para novas demandas. Desde a fundação, a creche funciona como um local seguro, que acolhe e educa crianças de 18 meses a 05 anos em turno integral.

 


Mais informações: apoio@avsi.org.br ou (71) 3555 3355.



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org . Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte