PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
VIPE – Valorização, Inserção e Promoção do Trabalho (BA)

PERÍODO:
2008-2010

PARCEIROS:
Obiettivo Lavoro, Região Emilia Romagna e Fundação AVSI.

O projeto teve como ponto central a empregabilidade e a geração de renda de jovens e adultos, a partir da formação em cursos de capacitação profissional e da intermediação para o mercado de trabalho.

 

O objetivo do VIPE foi contribuir para a criação de mecanismos de melhoria da qualidade de vida de comunidades de baixa renda através do encaminhamento de jovens e adultos ao mundo do trabalho e o envolvimento de empresas, visando o encontro entre a demanda e a oferta de trabalho.

 

A formação técnico-profissional e humana de jovens e adultos (a partir de 18 anos) ampliou as possibilidades de inserção no mercado, além as oportunidades de vida e desenvolvimento dessas pessoas e suas comunidades.

 

Metodologia

 

A partir de parcerias com entidades formadoras, associações comunitárias e outras instituições, o projeto promoveu dinâmicas e oficinas de formação voltadas para a empregabilidade, com a realização de seleção, elaboração de currículos e cadastramento em banco de vagas e encaminhamento dos trabalhadores para o mercado de trabalho.

 

A captação de jovens e adultos foi realizada durante as oficinas e a partir da demanda apresentada pelas empresas parceiras. A equipe trabalhou na busca periódica de novas empresas por meio de pesquisas indiretas e com a realização de visitas para a apresentação e promoção do projeto.

 

Ações realizadas

 

  • Qualificação para os jovens formados por entidades parceiras através de oficinas do Projeto
  • Entrevistas e encaminhamentos a empresas privadas
  • Articulação com associações comunitárias
  • Aumento da rede social criando contato com grandes empresas de áreas diversas, como construção civil, telemarketing, setor administrativo, vendas, atendimento, entre outras, ganhando reconhecimento social e credibilidade com as empresas ao encaminhar pessoal qualificado.

 

Resultados obtidos

 

  •    750 encaminhamentos para o mercado de trabalho;
  •    Realização de 15 oficinas;
  •    Realização de dinâmicas de treinamento com um total de 140 jovens e adultos e 32 empresas parceiras cadastradas.

 





Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte