PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Projeto de Recuperação Ambiental e de Promoção Social de Novos Alagados

PERÍODO:
1994-2004

PARCEIROS:
Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Dom Avelar, Ministério de Relações Exteriores da Itália (MAE) e Banco Mundial.

A intervenção permitiu, em uma área de 8.000 famílias (sendo 1.200 moradoras de palafitas), a utilização de uma metodologia integrada, aliando ações físicas, sociais e participativas.

 

Caracterizada como piloto, foi realizada  no município de em Salvador (BA) em duas etapas: 1994-1998 e 1998-2004.

 

A concepção do projeto foi resultado de iniciativa da AVSI, em parceria com a Fundação Dom Avelar, financiada pelo MAE, com o Governo da Bahia, aos quais se juntaram posteriormente o Banco Mundial (Programa Prometropolitano).

 

No âmbito do projeto, foram elaboradas as pesquisas socioeconômicas para a montagem da baseline da área, os projetos técnicos para a urbanização da área, o plano de desenvolvimento social e ambiental da comunidade, o plano de reassentamento das 523 famílias que viviam em palafitas nesta área e a garantia da supervisão da equipe do projeto através de uma equipe técnica.

 



Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.