PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Jovem Aprendiz Odebrecht (PE)

PERÍODO:
Abril/2012 - Junho/2016

PARCEIROS:
Odebrecht Realizações Mobiliárias

 

O projeto consistiu na formação de jovens de 18 a 23 anos em situação de vulnerabilidade, em Pernambuco, para atuar como Pedreiro ou Auxiliar Administrativo, seguindo diretrizes da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097).

 

O objetivo foi contribuir com o processo de formação profissional e a inclusão social de jovens de comunidades carentes por meio da educação voltada para o mundo do trabalho e do acesso ao mercado formal (e da permanência nele).

 

 

O papel da AVSI nessa iniciativa consistiu em realizar:

 

  • o processo seletivo, por meio de ampla mobilização comunitária em áreas de interesse da empresa e com a inclusão dos jovens em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica e com interesse no curso;
  • a formação humana continuada durante o processo de qualificação profissional;
  • o acompanhamento do desenvolvimento pessoal e profissional do jovem, ao longo do curso de aprendizagem profissional realizado pelo SENAI.

 

 

Metodologia

 

O processo formativo teve duração de 800 horas (sendo 400h realizadas no SENAI e outras 400h realizadas no canteiro de obras).

 

Durante o período formativo, a AVSI realizou visitas semanais aos jovens, orientando-os quanto à postura e educação adequada ao mercado de trabalho, aos direitos e deveres do aprendiz e apoio psicopedagógico.

 

  

Resultados alcançados

 

  • 2012-2013 – formação de 20 jovens aprendizes em Pedreiro de Edificações;
  • 2013-2014 – formação de 51 jovens aprendizes em Pedreiro de Edificações;
  • 2014-2015 – formação de 24 jovens aprendizes em Pedreiro de Edificações e 5 jovens aprendizes em Auxiliar Administrativo;
  • 2015-2016 – formação de 26 jovens aprendizes em Pedreiro de Alvenaria e 7 aprendizes em Assistente Administrativo.

 

 

 



Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.