PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Vamos Jogar - Ludicidade, Educação e Oportunidades

PERÍODO:
12 meses (2012-2013)

PARCEIROS:
Instituto Afrânio Afonso Ferreira (IAAF).

O Vamos Jogar apoiou a formação de 20 educadores vinculados a instituições de ensino de Salvador, situadas em locais de pobreza e vulnerabilidade social, contribuindo para o processo de formação humana, social e cognitiva/intelectual de crianças e adolescentes através do uso de jogos lógicos, também conhecidos como jogos lúdicos inteligentes.

 

A AVSI realizou o processo seletivo dos professores e das instituições participantes para realizar uma formação no período de 6 meses. Os professores selecionados foram capacitados por um especialista em jogos lógicos e acompanhados em momentos do processo de atividade com os alunos.

 

O objetivo foi contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes inseridas em projetos socioeducativos comunitários das regiões do Nordeste de Amaralina e Subúrbio Ferroviário, em Salvador, através da disseminação de metodologia lúdica de aprendizagem e aquisição de jogos lógicos.

 

Resultados obtidos:

 

  • 20 educadores capacitados para desenvolver atividades com jogos lógicos;
  • 400 crianças e jovens beneficiadas diretamente com o uso dos jogos lógicos;
  • Aquisição de kits de jogos lógicos para usufruto dos 6 centros comunitários parceiros .

 

Metodologia

 

Uma vez que os jogos lúdicos exercitam habilidades diversas – como concentração, observação, memória, organização mental, criatividade, domínio espacial, capacidade de antecipação e planejamento, de criação de estratégias, raciocínio geométrico, lógico e matemático, capacidade de lidar com a liberdade e com regras –, os educadores foram orientados a utilizar os jogos de modo a extrair as maiores contribuições que cada um pode oferecer.

 

A capacitação iniciou com um curso para formação de facilitadores de jogos lógicos, com duração de 20 horas, dirigida a 20 educadores que coordenaram as atividades nos centros comunitários.

 

Após a capacitação, os educadores realizaram momentos para uso dos jogos lógicos com as crianças, na maioria das vezes contando com o suporte da assessoria pedagógica do projeto.

 

Ações do projeto

 

  • Mobilização, seleção de facilitadores, organização de atividades;
  • Capacitação de facilitadores;
  • Serviço de assessoria/monitoramento;
  • Realização de tardes lúdicas;
  • Registro do desenvolvimento das atividades resultados alcançados.

 



Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.