PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Qualifica Bahia

PERÍODO:
Julho-Outubro/2014

PARCEIROS:
Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE)

O Programa Qualifica Bahia teve como objetivo promover inclusão digital, desenvolvimento pessoal e formação cidadã para jovens e adultos, através dos cursos de Informática Básica e Manutenção de Microcomputadores.

 

O público-alvo do projeto foram jovens e adultos, a partir de 18 anos, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador (BA).

 

Participaram do curso pessoas que atenderam a um dos seguintes critérios: estar desempregado e recebendo o Seguro-Desemprego; ser trabalhador beneficiário do Programa Bolsa-Família; estar cadastrados no SINE (Sistema Nacional de Emprego); ser trabalhador em condição autônoma, cooperativada, associativa ou autogestionada; ser  trabalhador de micro e pequenas empresas; ser empreendedor individual.

 

Metodologia

 

Os dois cursos do Qualifica Bahia – Informática Básica e Manutenção de Microcomputadores – formaram jovens e adultos a partir de três módulos: Básico (com noções de Português e Matemática), Qualificação profissional e Aulas práticas.

 

A carga horária total para a capacitação em Informática Básica foi de 160 horas. Já para Manutenção de Microcomputadores, o curso é concluído em 220 horas.

 

Resultados alcançados

 

  • 20 jovens/adultos qualificados no curso de Informática básica
  • 20 jovens/adultos qualificados no curso de Manutenção de Microcomputadores
  • Jovens/adultos capacitados para o uso da informática como ferramenta de trabalho gerando competências (habilidade, atitude) para o mundo do trabalho moderno e informatizado.
  • Jovens/adultos capacitados para atuar de maneira auxiliar com manutenção de microcomputadores, através de competências técnicas e humanas para o bom desempenho das funções de um profissional da área.
  • 30% do total de jovens/adultos capacitados inseridos no mercado de trabalho.


Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.