PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Projeto Qualifica EJA Ceará

PERÍODO:
Agosto/14 a Janeiro/15

PARCEIROS:
Fundação Roberto Marinho; Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEEDUC).

O Programa Qualifica Educação Profissional ofereceu cursos e materiais didáticos que poderiam contemplar tanto os estudantes que já desenvolvem atividades produtivas quanto os que ainda irão iniciar sua trajetória no mundo do trabalho. A oferta de qualificações nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Administração, Logística ou Telemática apresentaram-se como um estímulo para o preenchimento dessas vagas.

 

Os cursos do Qualifica foram elaborados a partir de uma pesquisa sobre o atual cenário de demandas de formação profissional no Brasil, adequados às orientações constantes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), e têm carga horária de 180hs/aula cada. Para ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, cada área de conhecimento tem uma saída da CBO: no curso de Administração, a saída é assistente administrativo, e no curso de Turismo e Hospitalidade, ao concluir o curso o estudante estará apto a trabalhar como organizador de eventos. 

 

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC), e a Fundação Roberto Marinho (FRM)  implantaram o projeto Qualifica Educação Profissional EJA em 39  escolas da rede estadual de ensino de Fortaleza e de outros 12 municípios (Sobral, Senador Sá, Mucambo, Moraújo, Groaíras, Forquilha, Coreaú, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Caucaia e Aquiraz) em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A AVSI Brasil participou da iniciativa como parceira da FRM para a execução de atividades.

 

objetivo do projeto foi à implementação de cursos de qualificação profissional do Programa Qualifica nas unidades educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Ceará. Buscamos contribuir para o desenvolvimento educacional, além da formação profissional e cidadã de jovens e adultos trabalhadores.

 

Metodologia

 

O Qualifica utiliza uma metodologia adequada ao perfil e características dos estudantes da EJA. A Metodologia Telessala, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, conta com mais de 20 anos de implementação em diversos estados do país. Os conteúdos são apresentados a partir de uma prática educacional que estimula a autonomia, iniciativa, criatividade e capacidade de solucionar problemas.

 

Resultados esperados

 

  •           Realizar 2 (duas) formações sobre a Metodologia Telessala e o  programa Qualifica aos 52 professores que atuam nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Ceará em turmas da Educação de Jovens e Adultos envolvidas no projeto.

 

  •          Realizar o acompanhamento pedagógico das salas de aula, por amostragem em 2 momentos.

 

  •           Ofertar 1.300 vagas para qualificação profissional por meio de oficinas organizadas em módulos nas áreas de conhecimento de Administração e Turismo e Hospitalidade.

 

  •           Conceber, selecionar e desenvolver material didático para o educador.

 

 

Resultados alcançados

 

 

  •          Duas formações de educadores totalizando 56 horas de formação com a presença de 53 participantes.

 

  •          Dois acompanhamentos pedagógicos realizados, com 18 turmas acompanhadas no primeiro e 39 turmas acompanhadas no segundo acompanhamento.

 

  •          1133 jovens e adultos participaram do projeto.

 

  •           712 estudantes certificados. 


Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte