PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Nós e os refugiados: todos no mesmo caminho

PERÍODO:
2015-2016

PARCEIROS:
Fundação AVSI, Fundação Caritas Ambrosiana, Fundação Projeto Arca, Associação pro Terra Sancta e doadores ao redor do mundo



Da Síria até as nossas casas: a AVSI dedica a campanha anual a quem foi obrigado a deixar tudo em busca do futuro

 

O título escolhido para essa campanha convida todos a um consenso sobre um processo histórico, uma mudança que nos causa tantos pontos de vista. Não somente na teoria, mas a partir dos rostos de pessoas de carne e osso, como Samir, que testemunham sem reticências as dificuldades que encontra aquele que deixa tudo por causa da guerra, perseguição ou fome, e empreende viagens de altíssimo risco para um destino incerto. Pessoas que, a partir da experiência pessoal, documentam também quanto a solidariedade recebida garantiu-lhes a possibilidade de um resgate, de um recomeço.

 

O objetivo da Campanha Tendas 2015-2016 é apoiar os refugiados – ao menos por um tempo – durante algumas etapas da viagem que os leva da sua terra natal para a Itália, em busca de um futuro melhor.

 

“O tema ‘Nós e os refugiados’ é um convite a viver como protagonista esse momento de mudança radical sem a nossa ambição de salvar o mundo, mas com o realismo de quem não traz de volta o desafio do tempo que vivemos”, explica Giampaolo Silvestri, secretário geral da Fundação AVSI.

 

 

Histórico da campanha

 

A Campanha Tendas surgiu em 1990 com o objetivo de sensibilizar pessoas e arrecadar doações para projetos desenvolvidos ao redor do mundo.

 

Tudo começou com um grupo de voluntários que decidiram arrecadar doações na saída de um supermercado na zona norte de Milão, na Itália. Os recursos foram destinados a um grupo de amigos que haviam se mudado para trabalhar em projetos da AVSI em outros países.

 

O termo “Tendas” permaneceu como uma referência a essa campanha de promoção e sensibilização que se renova anualmente com temas e apoio a projetos específicos.

 

Essa iniciativa não foi definida pela AVSI. Ela surgiu espontaneamente, “de baixo”. Por compreender o seu valor, a instituição tem empenhado instrumentos e suporte a favor desse fenômeno.

 

Atualmente, a ação conta com uma rede de mais de 1.000 voluntários na Itália que organizam todos os anos mais de 800 eventos de captação de recursos (peças de teatro, concertos, jantares beneficentes etc).

 

 

Quem promove

 

Fundação AVSI é uma organização não governamental, ONLUS, fundada em 1972 e empenhada em 107 projetos de cooperação ao desenvolvimento em 30 países do mundo, na África, América Latina e Caribe, Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia. Os colaboradores da AVSI (mais de 1.000 pessoas) atuam nos principais setores da cooperação, alcançando 2,6 milhões de beneficiários diretos.

 

Fundação Caritas Ambrosiana promove, apoia e gere iniciativas e serviços de caráter caritativo-assistencial.

 

Fundação Projeto Arca é uma organização que trabalha para prestar primeiros socorros e promover a integração social dos que estão em um estado de extrema pobreza e marginalização.

 

Associação pro Terra Sancta é uma organização a serviço da Custódia da Terra Santa, cuja Igreja Católica tem dado a tarefa de guardar os Lugares Santos.


 

Faça parte dessa história!

 

Doe agora e se torne protagonista dessa ação.

 

Banco Itaú

Agência 3241

Conta Corrente 07654-0

Fundação AVSI

CNPJ 04.186644/0001-77

 

 

 

 

 Foto: Bucareste, estação ferroviária de Keleti, calçados para crianças refugiadas





Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte