PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina (BA)

PERÍODO:
Novembro/2015 a Janeiro/2019

PARCEIROS:
Financiador: Prefeitura Municipal de Salvador; Parceiros: ONG Parque Social; Senai; Sebrae

A comunidade de Guerreira Zeferina existe há aproximadamente nove anos, quando poucas famílias se instalaram no terreno localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA) e começaram a habitar o local sem estruturas básicas para moradia.  Os novos moradores construíram habitações precárias, com os materiais que estavam ao seu alcance, como plásticos e madeira. Fixada perto dos trens do Subúrbio, em frente à Baía de Todos os Santos, a comunidade cresceu e hoje abriga centenas de famílias, que ainda vivem em condições precárias, sem acesso a serviços essenciais, como saneamento básico e energia elétrica, por exemplo.

 

Para dar uma resposta objetiva às necessidades dessas famílias, a Prefeitura de Salvador está promovendo o projeto de requalificação da comunidade, com a construção de moradias regulares, incluindo espaço de lazer e área verde, beneficiando cerca de 260 famílias.

 

O papel da AVSI Brasil é contribuir para desenvolver a comunidade Guerreira Zeferina de maneira integrada, com ações sociais complementares ao trabalho da Prefeitura. O intuito é promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços que serão implementados na localidade.

 

Esse projeto, além dos desafios comuns a intervenções dessa natureza, como preparar os moradores para vivenciarem uma nova realidade urbanística e habitacional, valorizando e mantendo o empreendimento conquistado, tem um especial: favorecer a unidade comunitária das 257 famílias que estarão fora da área da Guerreira Zeferina, seu local de origem, durante os 18 meses de realização das obras físicas. 

 

 

Objetivo Geral  

Contribuir para a melhoria das condições de vida da população da Comunidade Guerreira Zeferina, por meio de ações sociais, complementando as ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Salvador.  

 

 

Objetivos Específicos  

  • Facilitar o conhecimento e acompanhamento pelas famílias do Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina e a gestão do empreendimento após as obras;
  • Fortalecer o vínculo entre os moradores e destes com a comunidade, estimulando para que possam assumir o seu papel de agentes transformadores;
  • Fomentar atitudes de preservação ecológica e patrimonial do empreendimento;
  • Contribuir para o bem-estar social das famílias e moradores da comunidade e ampliar a capacidade de geração de renda da comunidade.

 

 

Metodologia

 

O projeto vai realizar diferentes atividades com a comunidade visando seu desenvolvimento em várias dimensões: social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional do território e da população beneficiária, de modo a promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias.

 

Para isso, serão realizadas ações em 4 eixos temáticos:

 

Guerreira atenta: acompanhamento e gestão social da intervenção

 

Esse eixo visa atualizar os moradores sobre o andamento das obras e, após a sua conclusão, garantir que eles estejam sensibilizados e instrumentalizados de como conservar e gerir o empreendimento.  Essas informações vão ser repassadas através do escritório de campo instalado na comunidade, reuniões, visitas e uma Oficina de Utilização das Instalações Condominiais e do Apartamento além de um curso de gestão condominial.

 

Guerreira Forte: mobilização, organização e fortalecimento social  

 

Tem como proposta resgatar a história local e fortalecer a identidade comunitária, além da percepção dos moradores como agentes transformadores do território. Para tal, vai promover um curso de Capacitação de Lideranças comunitárias e realizar ações com recursos audiovisuais, estimulando a interação do jovem com a comunidade, instruindo a produção de um vídeo para retratar a comunidade antes e depois das obras.

 

Guerreira Sustentável: educação ambiental e patrimonial  

 

A expectativa é fomentar nos moradores atitudes de preservação ecológica e patrimonial do empreendimento. Vão ser realizados dois cursos: Educação Ambiental para Jovens com Projeto de Intervenção no Condomínio; e Planejamento e Orçamento Doméstico, além de uma Poupança Comunitária.

 

Guerreira Próspera: desenvolvimento socioeconômico 

 

Destina-se ao apoio e à implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda, visando à inclusão produtiva, econômica e social dos moradores da Guerreira Zeferina. Assim, espera-se incrementar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida da população, em um processo de desenvolvimento socioterritorial de médio e longo prazos. Vão ser realizados cursos de formação profissional atendendo os campos de interesse da comunidade com demanda no mercado de trabalho.

 

 

Resultados alcançados (2016 e 2017)

 

  • Cadastro de 334 famílias residentes na comunidade atualizado;
  • Plano de Reassentamento Involuntário elaborado;
  • Plano Social a ser implantado na comunidade elaborado;
  • Aplicativo para celular com as informações do projeto elaborado;
  • 1 informativo sobre as ações do projeto elaborado e distribuído;
  • Famílias encaminhadas para o auxílio moradia;
  • 832 atendimentos realizados no escritório de campo do projeto;
  • 103 visitas domiciliares realizadas;
  • 12 reuniões comunitárias realizadas com 532 pessoas;
  • Reuniões com a Prefeitura e a Defensoria Pública da União realizadas;
  • 20 moradores concluíram o curso de Produção de salgados e folhados, incluindo formação humana;
  • 10 moradores concluíram o curso de Instalação elétrica, incluindo formação humana;
  • 17 moradores concluíram o curso de Iniciação a pedreiro, contemplando também empreendedorismo e formação humana;
  • 11 jovens moradores realizaram o curso de Fotografia e vídeo por celular;
  • 26 crianças visitaram o cinema pela primeira vez.

 



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.