|
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
NOME: Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina (BA)
PERÍODO: Maio/2015 a Março/2018
PARCEIROS: Prefeitura de Salvador |
A comunidade de Guerreira Zeferina existe há aproximadamente nove anos, quando poucas famílias se instalaram no terreno localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA) e começaram a habitar o local sem estruturas básicas para moradia. Os novos moradores construíram habitações precárias, com os materiais que estavam ao seu alcance, como plásticos e madeira. Fixada perto dos trens do Subúrbio, em frente à Baía de Todos os Santos, a comunidade cresceu e hoje abriga centenas de famílias, que ainda vivem em condições precárias, sem acesso a serviços essenciais, como saneamento básico e energia elétrica, por exemplo.
Para dar uma resposta objetiva às necessidades dessas famílias, a Prefeitura de Salvador está promovendo o projeto de requalificação da comunidade, com a construção de moradias regulares, incluindo espaço de lazer e área verde, beneficiando cerca de 260 famílias.
O papel da AVSI Brasil é contribuir para desenvolver a comunidade Guerreira Zeferina de maneira integrada, com ações sociais complementares ao trabalho da Prefeitura. O intuito é promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços que serão implementados na localidade.
Esse projeto, além dos desafios comuns a intervenções dessa natureza, como preparar os moradores para vivenciarem uma nova realidade urbanística e habitacional, valorizando e mantendo o empreendimento conquistado, tem um especial: favorecer a unidade comunitária das 257 famílias que estarão fora da área da Guerreira Zeferina, seu local de origem, durante os 18 meses de realização das obras físicas.
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria das condições de vida da população da Comunidade Guerreira Zeferina, por meio de ações sociais, complementando as ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Salvador.
Objetivos Específicos
- Facilitar o conhecimento e acompanhamento pelas famílias do Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina e a gestão do empreendimento após as obras;
- Fortalecer o vínculo entre os moradores e destes com a comunidade, estimulando para que possam assumir o seu papel de agentes transformadores;
- Fomentar atitudes de preservação ecológica e patrimonial do empreendimento;
- Contribuir para o bem-estar social das famílias e moradores da comunidade e ampliar a capacidade de geração de renda da comunidade.
Metodologia
O projeto vai realizar diferentes atividades com a comunidade visando seu desenvolvimento em várias dimensões: social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional do território e da população beneficiária, de modo a promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias.
Para isso, serão realizadas ações em 4 eixos temáticos:
Guerreira atenta: acompanhamento e gestão social da intervenção
Esse eixo visa atualizar os moradores sobre o andamento das obras e, após a sua conclusão, garantir que eles estejam sensibilizados e instrumentalizados de como conservar e gerir o empreendimento. Essas informações vão ser repassadas através do escritório de campo instalado na comunidade, reuniões, visitas e uma Oficina de Utilização das Instalações Condominiais e do Apartamento além de um curso de gestão condominial.
Guerreira Forte: mobilização, organização e fortalecimento social
Tem como proposta resgatar a história local e fortalecer a identidade comunitária, além da percepção dos moradores como agentes transformadores do território. Para tal, vai promover um curso de Capacitação de Lideranças comunitárias e realizar ações com recursos audiovisuais, estimulando a interação do jovem com a comunidade, instruindo a produção de um vídeo para retratar a comunidade antes e depois das obras.
Guerreira Sustentável: educação ambiental e patrimonial
A expectativa é fomentar nos moradores atitudes de preservação ecológica e patrimonial do empreendimento. Vão ser realizados dois cursos: Educação Ambiental para Jovens com Projeto de Intervenção no Condomínio; e Planejamento e Orçamento Doméstico, além de uma Poupança Comunitária.
Guerreira Próspera: desenvolvimento socioeconômico
Destina-se ao apoio e à implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda, visando à inclusão produtiva, econômica e social dos moradores da Guerreira Zeferina. Assim, espera-se incrementar a renda familiar e melhorar a qualidade de vida da população, em um processo de desenvolvimento socioterritorial de médio e longo prazos. Vão ser realizados cursos de formação profissional atendendo os campos de interesse da comunidade com demanda no mercado de trabalho.
Objetivos alcançados (2016)
- Atualização de cadastro de 334 famílias residentes na comunidade;
- Elaboração do Plano de Reassentamento Involuntário;
- Elaboração do Plano Social a ser implantada na comunidade;
- Criação de aplicativo para celular com as informações do projeto;
- Elaboração e distribuição de 1 informativo sobre as ações do projeto;
- Realização de 38 visitas domiciliares;
- Realização do curso de Iniciação para Pedreiro, para 17 moradores, contemplando também empreendedorismo e formação humana;
- Realização de 5 reuniões comunitárias;
- Atendimentos individuais;
- Reuniões com a Prefeitura e Defensoria Pública da União;
- Encaminhamento de famílias para o auxílio moradia.