PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Capacitação para ex-funcionários da Ferbasa (BA)

PERÍODO:
Maio/2016 - março/2017

PARCEIROS:
Ferbasa

 

 

Com forte atuação socioambiental e atividades nas áreas de mineração, metalurgia e recursos florestais, a Ferbasa (Companhia de Ferro Ligas da Bahia), juntamente com a AVSI Brasil promoveu capacitação para 25 ex-funcionários da empresa e moradores de Araçás (BA), município a 103 km de Salvador.

 

Quando houve a necessidade de reduzir seu quadro de funcionário, a Ferbasa decidiu amparar e qualificar os ex-colaboradores em uma área de demanda local: Pintura de obras. A ideia foi oferecer uma alternativa para que os moradores buscassem o próprio sustento de maneira autônoma.

 

A iniciativa está inserida no programa “Nosso Cidadão”, realizado pela empresa desde 2012.

 

 

Objetivo Geral

 

Beneficiar 25 ex-funcionários e moradores da região, no Município de Araçás (BA), oferecendo capacitação profissional na área de Pintura de obras, incluindo aulas de Formação Humana e Empreendedorismo, totalizando 234 horas/aula.

 

 

Metodologia

 

O curso de Pintor de obras foi realizado no município de Araçás (BA), dividido em 3 módulos:

 

O módulo I, de capacitação profissional em Pintor de Obras, foi ministrado pelo SENAI, com carga horária de 160h.

 

O módulo II é o de Empreendedorismo, com 34 horas, oferecido pelo SEBRAE, que gerou conhecimento nos alunos sobre como gerir o próprio negócio.

 

O módulo III foi ministrado pela AVSI Brasil. As aulas de Formação Humana buscaram trabalhar em 40 horas conceitos como a capacidade de enfrentar adversidades e ser fortalecido por experiências desse tipo, além de temas como relação interpessoal, gestão de carreira e projeto de vida.

 

 

Resultados Alcançados

 

  • 25 alunos formados, capacitados a oferecer serviços de pintura profissional externa e interna de edifícios e outras obras civis, pintura em madeira, parede e ferro;
  • Público capacitado a oferecer serviços de pintura profissional externa e interna de edifícios e outras obras civis, pintura em madeira, parede e ferro;
  • Alunos informados sobre técnicas e uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, ferramentas e materiais de pintura e segurança do trabalho;
  • Estudantes habilitados a ler e interpretar projetos arquitetônicos;
  • Realização de intervenção comunitária e ação prática como pintor nas respectivas comunidades.
  • Formandos já atuando, como pintores, em outros municípios;
  • Formandos com possibilidade de ser um empreendedor, com conhecimento sobre a gestão do seu negócio;
  • Intervenção comunitária em fase de planejamento.

 

 

 



Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.