PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Estudo técnico - Matriz de Materialidade (GO)

PERÍODO:
Setembro/2017 – Junho/2018

PARCEIROS:
Enel Distribuição Goiás (Financiador)

Matriz de materialidade é a representação gráfica dos temas de sustentabilidade importantes para uma empresa e ao construí-la é possível permitir à instituição um desenvolvimento mais profundo sobre o contexto e as demandas apresentadas nos territórios em que está presente.

 

O objetivo geral do Estudo técnico para o desenvolvimento das linhas de ação de sustentabilidade (Matriz de Materialidade) é gerar, como sugere, uma matriz para cada um dos quatro municípios goianos no entorno de Brasília: Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Planaltina.  Dito de outro modo, o projeto visa contribuir para a definição de uma plano de sustentabilidade da ENEL, através do engajamento de stakeholders, com o objetivo de definir uma estratégia para o desenvolvimento local, gerando valor para a empresa e para a sociedade. 

 

A aplicação da metodologia permitirá identificar as principais características desses territórios, que juntos são formados por cerca de 500 mil habitantes. Assim, a iniciativa auxilia no desenvolvimento de ações relacionais e estratégicas, na medida em que possibilita a oportunidade de gerenciar desafios, encontrar soluções inovadoras e criar valor compartilhado para os envolvidos.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

 

  • Realização de análise do contexto local;
  • Mapeamento de stakeholders;
  • Seleção dos stakeholders e promoção de diálogos estruturados para identificação de temas relevantes;
  • Elaboração e aplicação de questionário específico que busque abordar as temáticas consideradas prioritárias pela Enel no território;
  • Construção da matriz de materialidade;
  • Restituição das matrizes de materialidade.

 

Resultados alcançados (2017)

 

• 04 diagnósticos socioeconômicos realizados;
• 219 stakeholders mapeados;
• 104 stakeholders selecionados para aplicação de questionário;
• 4 matrizes de materialidade elaboradas.

 

 

Sobre a metodologia Stakeholder Engagement

 

A metodologia utilizada neste projeto é a Stakeholder Engagement. Este é um processo utilizado pela AVSI Brasil para envolver as partes interessadas relevantes no projeto com o objetivo de alcançar os resultados previstos. Os stakeholders (partes interessadas) são grupos ou pessoas que afetam ou podem ser afetados pela iniciativa, como líderes comunitários, secretarias municipais, empresas, entre outros. Desta forma, através desta metodologia, será possível entender as principais questões e responder às principais necessidades levantadas pelas partes interessadas do projeto.



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.