PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Bem Social Esporte

PERÍODO:
Abril/2018 à Abril /2019

PARCEIROS:
Nemak através da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual (financiador); Prefeitura de Betim e Secretaria de Esportes do Governo do Estado de Minas (parceiros)

O Aglomerado Jardim Teresópolis, localizado no município de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH, em Minas Gerais, reúne cerca de 33 mil habitantes e é composto pelos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio. O povoamento da região se deu a partir da instalação do Parque Industrial onde, a partir da década de 1960, diversas fábricas se instalaram. Atualmente, possui alguns dos piores indicadores de pobreza e violência do município.

 

Nesse contexto, surge o projeto Bem Social Esporte, que tem como objetivo geral:

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sócio educacional do Aglomerado Jardim Teresópolis através do trabalho de esporte social com crianças e adolescentes da comunidade.

 

 

Metodologia

 

O projeto vem responder a necessidade de promover a formação pessoal e social de crianças e adolescentes, explorando as potencialidades do esporte nas suas dimensões de elemento integrador, de agente educativo, de promotor da saúde e qualidade de vida, além de veículo de lazer.

 

Nesse sentido a realização de atividades de desenvolvimento social e esportivo dá ao projeto o caráter, além de desenvolvimento sócio educacional dos envolvidos, o de prevenção social do crime, uma vez que as suas ações contribuem para reduzir os elementos que estruturam a vulnerabilidade. Ou seja, os fatores de risco que aumentam a probabilidade de incidência de crimes, violências, e de suas consequências negativas.

 

 

 

Categorias de atividades

 

  • Aulas e práticas esportivas de futsal e vôlei;
  • Realização de brincadeiras e jogos cooperativos.

 

 

Resultados Esperados:

 

  • Desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes melhorado;
  • Famílias mobilizadas e comprometidas com o desenvolvimento socioeducativo das crianças e adolescentes;
  • Melhoria no desempenho escolar do público;
  • Redução da taxa de evasão escolar entre as crianças e adolescentes participantes do projeto.

 

 

 



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.