PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Superando Fronteiras - CEI (MG)

PERÍODO:
Jan/2018 à Jun/2019*

PARCEIROS:
Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados e Conferência Episcopal Italiana – CEI (financiador)

 

Como continuidade de parte das atividades executadas pelo projeto Superando Fronteiras (encerrado em dezembro de 2018 e financiado pela União Europeia), nasce o Superando Fronteiras – CEI.

 

O método APAC surgiu há 40 anos e fundamenta-se em uma metodologia carcerária que gera centros de reclusão sem a presença de armas e policiais, garantindo as condições dignas necessárias para favorecer a recuperação e ressocialização do condenado.

 

Com o objetivo de envolver órgãos públicos e privados na formação e reintegração de prisioneiros da APAC na sociedade, será dada, a partir desta iniciativa, ênfase nas atividades do método APAC como políticas públicas, através de capacitação humana e profissional, promoção de unidade produtiva e outras oportunidades de trabalho.

 

Neste projeto, a atuação da AVSI Brasil visa estimular a expansão do método APAC pelo país, contemplando o décimo sexto Objetivo do Desenvolvimento Sustentáveldas Nações Unidas, que fomenta a promoção de sociedades pacíficas e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

 

Através da metodologia apaqueana, as principais atividades exercidas são: Equipar e potencializar uma Unidade Produtiva Piloto nos moldes do Plano de Negócios definidos no Manual de Gestão e Operação de Padarias APAC; Formação de detentos sobre a metodologia APAC; Sistematização da experiência APAC e sua publicação; Realização de um workshop com a participação de representantes dos estados brasileiros; Formação profissional para detentos para unidades de produção; Organização de  seminários regionais de divulgação do método; Realização de  cursos de distância para  administradores da APAC sobre o método; Apoiar e acompanhar a implementação da metodologia em APACs de constituição recente em 5 estados brasileiros.

 

Espera-se que através desse projeto 01 Unidade Produtiva seja equipada e potencializada; 800 detentos sejam formados na metodologia APAC; 30 detentos recebam formação profissional; 05 seminários regionais sejam realizados; 100 administradores sejam capacitados em 05 cursos a distância realizados; 10 APACs de recente constituição sejam apoiadas e acompanhadas em 05 estados brasileiros.

 

Resultados alcançados:

  • Experiência APAC Sistematizada e Publicada – REALIZADO EM 2018;
  • 1 workshop com representantes do Estados brasileiros - REALIZADO EM 2018.

 

(*) Este projeto foi aprovado como contrapartida do financiamento da União Europeia e parte das atividades já foi executada.



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.