PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Enel Compartilha Infraestrutura - Bioágua Familiar

PERÍODO:
Abr/2018 a Ago/2019

PARCEIROS:
Enel Green Power - EGP (Financiador)

 

O sistema Bioágua Familiar é uma tecnologia de reutilização de águas cinzas (água que provém de atividades domésticas como lavar roupa, lavar frutas e verduras, etc), no qual, a mesma passa por tratamento em um filtro subterrâneo que possui múltiplas camadas e, em seguida, é armazenada em um reservatório e utilizada para irrigar a produção de alimentos em quintais agroecológicos.

 

A irrigação acontece através do sistema de gotejamento, onde a água cai diretamente na raiz da planta auxiliando na economia e evitando a perda por transpiração.

 

O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povoados de Morro do Chapéu e Cafarnaum (BA) através da implantação de 60 sistemas de Bioágua Familiar, além de proporcionar ações socioeducativas que fomentam boas práticas para o cultivo agroecológico e segurança alimentar e, assim, promovendo melhorias na renda e na saúde das famílias.

 

Contemplando os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis das Nações Unidas (ODS 2, 3 e 8), a participação da AVSI neste projeto visa promover uma vida saudável com melhoria na nutrição e desenvolvimento de agricultura sustentável impulsionando o crescimento econômico inclusivo e sustentável.

 

Em 2018, 101 visitas técnicas foram realizadas para seleção das famílias beneficiárias após reuniões com atores chave (poder público municipal e lideranças comunitárias), e após mobilização das famílias moradoras das comunidades; 60 Sistemas de Bioágua Familiar foram construídos; 60 famílias beneficiárias receberam acompanhamento por equipe especializada; e foi realizada 01 Oficina de construção do sistema Bioágua e 01 oficina de uso e manutenção do sistema Bioágua Familiar para as 60 famílias beneficiárias.



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.