PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Start para o Futuro (BA)

PERÍODO:
Mar/2019 à Set/2019

PARCEIROS:
Instituto Cooperforte

 

Através da formação em Suporte ao Usuário de Informática - Help Desk, o projeto Start para o Futuro tem como objetivo capacitar 40 jovens em Salvador (BA) para inseri-los no mercado de trabalho.

 

Tendo a empregabilidade como fator chave, o intuito é oferecer aos beneficiários maior autonomia, preparação e confiança para que possam ingressar no mercado de trabalho ampliando suas capacidades de serviço. O curso trabalha com 3 módulos diferentes visando não apenas a formação da área de Help Desk, mas também auxiliando no desenvolvimento interpessoal, com a comunidade e com o ambiente de trabalho.

 

Com carga horária de 180 horas, o primeiro módulo é o de Suporte ao Usuário de Informática - Help Desk no qual os alunos irão adquirir conhecimentos técnicos na teoria e prática de atendimento ao usuário; Orientação e encaminhamento de usuários para resolução de problemas; Domínio do uso de sistemas operacionais, aplicativos de escritório e outros softwares; Compreensão de processos de atendimento e elaboração de documentos técnicos; Compreensão do funcionamento dos componentes do computador; Análise e correção de problemas de hardware e software; Edição de conteúdos digitais; Conhecimento de técnicas de segurança em TI e Instalação e configuração da redes de computadores.

 

O segundo módulo, Formação Humana e Cidadania, possui carga horária de 40 horas e tem foco principal no incentivo do jovem a despertar um posicionamento crítico a frente de questões existenciais do cotidiano, propondo a construção e vivência de um projeto de vida pautado no exercício da cidadania, autonomia e responsabilidade com o trabalho.

 

Palestras sobre Empregabilidade e desafios do mundo do trabalho compõem o terceiro módulo, com carga horária de 24 horas e conteúdo complementar ao módulo de formação humana e cidadania. Tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes acerca de processos seletivos, manutenção e permanência em empregos, construção e gestão da própria carreira e leitura do cenário referente ao âmbito de trabalho e seus desafios.

 

 

Principais atividades:

  • Formação profissional para jovens em Suporte ao Usuário de Informática – Help Desk;
  • Capacitação em Formação Humana e Cidadania;
  • Preparação para inserção de jovens no mercado de trabalho.

 

 

A AVSI Brasil, através desse projeto, busca promover três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas:

 

  •          Educação de qualidade (ODS 4): Com a capacitação em Suporte ao Usuário de Informática – Help Desk, por meio de um processo educativo inclusivo, aumentará as oportunidades dos 40 jovens beneficiados no desenvolvimento de suas capacidades e competências técnicas e profissionais.

 

  •          Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8): O projeto deseja ampliar o olhar dos 40 jovens beneficiados em relação ao mundo do trabalho, aumentando sua empregabilidade, além de ajudá-los a oferecer os seus serviços como profissionais e administrar as suas carreiras como empreendedores.

 

  •          Redução das desigualdades (ODS 10): Ao capacitar e formar 40 jovens em situação de vulnerabilidade social, gera-se um número de indivíduos com potencial de promover a inclusão social, econômica e política de outros jovens.

 

 

 

 



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.