PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Economia Circular: Cisternas para o Semiárido

PERÍODO:
Out/2020 a Mar/2021

PARCEIROS:
Enel Green Power

 

O projeto prevê a construção e instalação de 35 cisternas de placas para captação e armazenamento de águas pluviais, com capacidade total de 16.000 litros, beneficiando famílias residentes na zona rural, de Morro do Chapéu, localizadas no entorno da área de influência direta (AID) do empreendimento Parque Eólico Cristal. As famílias beneficiadas receberão também, durante o período de execução do projeto, acompanhamento social e capacitação de 16 horas voltada para o uso e manutenção do equipamento e o consumo eficiente da água.

 

Para a execução do projeto, a AVSI Brasil conta com uma equipe de 03 profissionais (supervisora, gerente e assistente técnico ambiental),  além da parceria com a empresa Drumond Pertiga Construções, sendo responsável pela etapa de construção e instalação das cisternas.

 

Como o projeto iniciou as atividades durante a pandemia, foi necessária a realização de alterações na metodologia do trabalho, atendendo ao protocolo de segurança da AVSI Brasil, elaborado especificamente para as ações do projeto, e aos decretos municipais.

 

Objetivo: Implantar 35 cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros para famílias residentes no entorno da área de influência direta (AID) do empreendimento; Parque Eólico Cristal.

 

Público-alvo: 35 Famílias residentes na zona rural localizadas nas comunidades de Alecrim, Santa Cruz, Lagoinha e Espinheiro I, localizadas no município de Morro do Chapéu, BA

 

Metodologia:

O projeto é dividido em 03 fases:

 

Fase 01:

 

· Diagnóstico socioterritorial;

· Verificação técnica e seleção das 35 famílias beneficiárias;

 

 

Fase 02:

 

· Capacitação em Construção de cisternas de placas para captação de água de chuva com capacidade de 16.000 litros para 35 famílias;

· Evento de Inauguração das 35 cisternas de placas para captação de água de chuva com capacidade de 16.000 litros.

 

 

Fase 03:

 

· Acompanhamento das 35 famílias beneficiárias e elaboração de relatório



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.