PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Barefoot College Revisão dos sistemas fotovoltaicos off-grid

PERÍODO:
Jan/2021 a Mar/2021

PARCEIROS:
Enel Green Power (patrocinador), Prefeitura Municipal de Andaraí (parceiro), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade/ICMbio (órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina) Etec Solar (empresa contratada para executar as atividades do projeto)

 

A iniciativa é uma ação de conclusão do projeto Barefoot College, projeto consolidado entre a AVSI Brasil e a Enel Green Power, executado entre os anos de 2016 e 2019, que teve como objetivo fornecer energia através da doação de placas fotovoltaicas às comunidades que não possuíam acesso ao sistema de energia elétrica tradicional. Além do eixo social do projeto, a Enel financiou a construção das sedes das comunidades juntamente com a instalação de sistema fotovoltaico, para fortalecimento institucional das mesmas e possibilitar encontros sociais comunitários.

 

O objetivo do projeto é realizar revisão/reparos de 02 sistemas fotovoltaicos off-grid e substituição de equipamentos (02 baterias e 01 controlador de cargas) de ambos sistemas instalados nas sedes das associações dos Moradores da Fazenda Velha e da Associação Comunitária do Garapa.

 

Público-alvo: Associações dos Moradores da Fazenda Velha e Associação Comunitária do Garapa, comunidades tradicionais/quilombolas localizadas no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Andaraí (BA).

 

Metodologia:

 

Como o projeto está iniciando as atividades durante a pandemia, foi necessária a realização de alterações na metodologia do trabalho, atendendo ao protocolo de segurança da AVSI Brasil, elaborado especificamente para as ações do projeto, e aos decretos municipais.

 

 

Ações previstas:

 

  • Revisão/reparos de 02 sistemas fotovoltaicos off-grid;
  • Substituição de 02 baterias estacionárias para aplicação fotovoltaica e 01 controlador de carga;
  • Elaboração de laudo técnico.

 

 

Resultados obtidos:

 

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita: Associados das duas organizações beneficiárias, totalizando 86 famílias – 48 (Fazenda Velha) e 38(Garapa).



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.