PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Semente de Ciência (BA)

PERÍODO:
48 meses (MAE 2010-2013; SEDES 2011-2015)

PARCEIROS:
Ministério das Relações Internacionais da Itália (MAE), Organização de Auxílio Fraterno - Itália (OAF - I) e governo do estado da Bahia (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Bahia - SEDES)

O Semente de Ciência foi um projeto de formação profissional de jovens por meio de três cursos técnicos profissionalizantes: Helpdesk/Suporte ao usuário de informática, Desenvolvimento de Software e Produção audiovisual/Edição de vídeos.

 

Além da formação profissional, o projeto teve como proposta a difusão da ciência. Por esse motivo, inaugurou o Trailer itinerante de ciência e o Centro de Difusão da Ciência, instalado na comunidade Novos Alagados, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA). 

 

O objetivo do projeto foi garantir um processo de desenvolvimento social, oportunizando a qualificação profissional para jovens residentes em comunidades de Salvador caracterizadas pela vulnerabilidade social, bem como promover a difusão da ciência para estudantes de escolas públicas da Bahia de forma didática, lúdica e interativa.

 

O público-alvo é formado por jovens de 16 a 24 anos, que realizam formação profissional, e crianças, jovens e professores da rede pública e/ou comunitária participantes da difusão de ciência.

 

Metodologia

 

O processo de qualificação dos jovens integrou diversos aspectos da formação para o trabalho, entre eles capacitação técnica, formação humana,  reforço de disciplinas elementares como português e matemática e preparação para o mercado de trabalho.

 

Especificamente, a grade curricular foi composta por 400 horas/aula, sendo 25% de disciplinas básicas e 75% de disciplinas específicas. Os jovens encaminhados para o mercado de trabalho, a partir de parceria entre a AVSI e instituições privadas, recebem acompanhamento sistemático ao longo do período como aprendiz.

 

Para favorecer a inserção dos jovens no mercado de trabalho, foi feita a opção de formatar o planejamento pedagógico dos cursos de formação de acordo com as diretrizes metodológicas indicadas no programa de aprendizagem do Governo Federal, segundo a Lei da Aprendizagem nº 10.097, de dezembro de 2000. 

 

A promoção da ciência foi viabilizada pela ativação do Centro de Difusão da Ciência, baseado na ideia do uso de novas tecnologias como instrumento inovador e eficaz para a promoção do desenvolvimento de pessoas. De forma interativa e lúdica, a iniciativa pretendeu tornar a ciência acessível a crianças e jovens por meio de visitas guiadas.


O Centro (ainda em funcionamento) dispõe de cinco ilhas temáticas: Clima, Biodiversidade, CO2, Homem e Amanhã. No espaço, crianças e adolescentes podem jogar e interagir para compreender melhor os conteúdos abordados.

Para complementar as ações de difusão de ciência, o projeto dispõe de um trailer itinerante (em funcionamento na nova fase do projeto), que difunde o conhecimento científico para alunos de ensino fundamental em diversos municípios, além da capital baiana.

 

 

Resultados alcançados

 

  • 1.300 jovens formados em 5 turmas concluídas;
  • 400 jovens inseridos no mercado de trabalho;
  • 60 atividades culturais extra-curriculares realizadas;
  • Projetos extra-curriculares desenvolvidos pelos alunos (oficinas de manutenção de microcomputadores, monitorias de edição de vídeo e monitorias de helpdesk);
  • Centro de formação equipado com 4 salas de aulas teóricas, 3 laboratórios de prática e espaço para eventos.

 

 

Depoimentos

 


"Eu não tinha plano nenhum para minha vida e futuro. Eu não sabia o que queria e achava que dependeria dos meus pais a vida inteira. Agora, depois do Semente, me sinto um cara bem mais sensato e profissional. O curso me fez ver que posso ser alguém na vida, ter planos e crescer".
Guilherme Menezes, ex-aluno do curso de Helpdesk


"Por onde passamos ouvimos elogios, tanto dos alunos quanto dos professores. Inclusive, os professores falam que, quando eram estudantes, não tiveram oportunidade de ver algo assim. E é um fato como a parte prática das ciências chama a atenção da maioria dos alunos, talvez seja esse o estímulo que falta para eles se dedicarem mais às disciplinas de biologia, física, química e matemática”.
Kleber Viscard, ex-monitor de química do Trailer de Ciência

 

 

 

 

NOVA FASE EM 2016

 

O projeto Semente de Ciência inicia uma nova fase em 2016, com a parceria do Governo do Estado da Bahia, com a proposta de oferecer cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia (Helpdesk) e construção civil (Pedreiro e Eletricista).

 

Além disso, o Centro de Difusão de Ciência e o Trailer de Ciência continuam em funcionamento. Para agendar uma visita ao Centro ou para levar o Trailer para escolas públicas do interior da Bahia, entre em contato com a equipe: 71 3555 3359.

 

 



Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.