Iniciativa realizada em zona rural do Rio de Janeiro encerrou suas atividades este mês
“Realmente estou muito satisfeito com o projeto, eu já tinha um pouco de experiência com hortas, então essa aprendizagem foi importante para eu adquirir mais conhecimento e assim poder lidar melhor com a plantação. Agradeço a direção do projeto e o nosso instrutor, o Luiz, com vocês eu aprendi bastante”, conta João Ramos, participante do projeto My Garden (“Meu jardim”), que encerrou suas atividades na última quarta-feira (21).
Realizado no bairro de Jardim Bom Retiro, no município de São Gonçalo (RJ), o projeto envolveu 10 beneficiados e uma creche na comunidade, contribuindo para a geração de renda e ensinando o cultivo da horta agroecológica para autoconsumo e venda.
A comunidade é uma região rural que abriga cerca de 20 mil habitantes e o cultivo é uma importante fonte de geração de renda. “Alcançamos nosso objetivo, tornamos os quintais residenciais espaços produtivos, todos os alunos estão produzindo e consumindo. Além disso, alguns alunos estão ensinando os vizinhos a fazer o mesmo. Assim, a partir da promoção de ações para limpeza, conservação e manutenção dos quintais, podemos propiciar, além da produção, condições salubres das habitações e melhoras na alimentação”, afirma Paola Gaggini, gerente geral da AVSI Brasil no Rio de Janeiro.
Disseminando a cultura de quintal produtivo e ensinando os cuidados básicos para iniciar uma produção,o projeto financiado pela ENEL Brasil teve duração de seis meses e dentro deste tempo os alunos aprenderam a preparação do terreno, adubação, ciclo das culturas, sementeiras, transplante, tempo de colheita para consumo próprio, tempo para comercialização e consumo de plantas PANC (plantas alimentícias não convencionais).