QUEM SOMOS /

A AVSI Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua no Brasil há mais de 30 anos promovendo o desenvolvimento de pessoas.

 

A Associação Voluntários para o Serviço Internacional - Brasil nasceu da experiência de profissionais vinculados à Fundação AVSI, ONG de origem italiana, fundada em 1972, engajada em projetos de cooperação para o desenvolvimento. Sua atuação tem como ponto central o desenvolvimento humano, com atenção especial à educação e à promoção da dignidade da pessoa humana em todas as suas expressões. Atualmente, está presente em 37 países emergentes localizados na África, na América Latina e Caribe, no Leste Europeu, no Oriente Médio e na Ásia.

 

Para fortalecer a presença da Fundação AVSI no Brasil, inicialmente foi instalada uma filial da organização italiana. Com o fortalecimento da atuação local, em 2007, foi fundada a AVSI Nordeste – uma organização brasileira, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Sediada em Salvador (Bahia), a AVSI Nordeste instalou uma filial em Recife (Pernambuco) e escritórios nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Para consolidar o crescimento da organização brasileira e do desenvolvimento da presença da Fundação AVSI no Brasil nos últimos anos, a AVSI Nordeste foi instituída AVSI Brasil. Desse modo, toda experiência acumulada em mais de 30 anos de atuação no Brasil será útil no desenvolvimento de diversas iniciativas e projetos em todo o território nacional, sem perder de vista a clara relação e origem com a Fundação AVSI.

 

Na condição de órgão de promoção do desenvolvimento, a AVSI Brasil:

 

  • Planeja e desenvolve projetos sociais direcionados a parcelas mais carentes da população, fortalecendo a sociedade civil, promovendo a educação, os direitos humanos, a formação profissional e a geração de emprego e renda.

 

  • Oferece assistência técnica a governos no planejamento e na elaboração de políticas públicas e programas de redução de pobreza urbana e inclusão social, disponibilizando recursos humanos para trabalhar com comunidades de áreas urbanas degradadas, com a adoção de metodologia participativa e de fortalecimento de organizações sociais;

 

  • Articula a relação entre organismos e financiadores nacionais, internacionais e governos, contribuindo para fortalecer a gestão pública dos serviços oferecidos pelas instituições do Estado;

 

  • Apoia a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de comunidades urbanas vulneráveis, por meio de parcerias e mecanismos de cogestão em diversas administrações.








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte