Com a Operação Chamada Humanitária, venezuelanos entram em contato com familiares e amigos da Venezuela
Os abrigos gerenciados pela AVSI Brasil que acolhem refugiados em Boa Vista (RR) contam com um recurso para dar mais tranquilidade e amenizar a distância entre os venezuelanos. Telefones foram disponibilizados para que os refugiados e migrantes possam, gratuitamente, entrar em contato com familiares e amigos que estão na Venezuela. Essa ação faz parte da Operação Chamada Humanitária, uma parceria entre a AVSI Brasil e a ONG TSF (Télécoms Sans Frontières).
A Operação Chamada Humanitária acontece nos abrigos São Vicente, Rondon I e III. As ligações são realizadas uma vez por semana e, através da tecnologia desenvolvida pela TSF, até 8 beneficiários podem fazer ligações ao mesmo tempo.
Para os beneficiários, as ligações telefônicas são importantes, pois eles podem ter notícias dos seus entes queridos na Venezuela. “Eu não falava com a minha família desde que cheguei no Brasil, há dois meses. A Operação de Chamada Humanitária é importante para nós, venezuelanos, porque nos preocupamos com a nossa família que está lá. Me preocupo com os meus pais, minha esposa, minhas filhas e quero saber se eles estão seguros e se eles têm comida”, relata um dos beneficiários.
Centros de chamadas de emergências, permanentes e ambulantes, foram implantados pela Operação Chamada Humanitária. Diariamente, cerca de 500 ligações são feitas dos municípios de Pacaraima, Boa Vista e Manaus, permitindo a comunicação entre refugiados e migrantes que vivem em abrigos ou em situações ainda mais vulneráveis (na rua, por exemplo) com seus familiares.
Parceria com TSF
A Télécoms Sans Frontières (TSF) tem sede na França e foi a primeira ONG do mundo com foco em tecnologias em resposta a emergências. Em 2018, implantou a Operação Chamada Humanitária no norte do Brasil para dar assistência na comunicação de refugiados venezuelanos.
Para continuar o trabalho em 2019, a TSF elegeu a AVSI Brasil como parceiro implementador, no qual tem o papel de colocar em prática, nos abrigos de refugiados, os métodos e tecnologias desenvolvidos pela TSF, por meio do trabalho cooperativo.
As ligações telefônicas são realizadas através de uma solução de telefonia IP, projetada pela TSF e adaptada ao contexto de crises humanitárias.