Anuncio

Resiliência e esperança: desafios e superação dos povos indígenas venezuelanos em busca de acolhimento no Brasil

Em parceria com a Operação Acolhida, projetos de integração promovem os direitos humanos e a preservação cultural dos indígenas venezuelanos no Brasil.

Os povos indígenas venezuelanos enfrentam desafios migratórios em busca de acolhimento no Brasil. Em Roraima, junto com o Governo Federal, por meio da Operação Acolhida, contribuímos para garantir os direitos humanos de refugiados e migrantes, incluindo o povo indígena Warao, que começou a chegar no território brasileiro em 2015.

O povo Warao, tradicional do estado Delta Amacuro, ao leste da Venezuela, migrou devido à crise sociopolítica. A indígena Warao Ensina Aranguren, que migrou em 2018, conta que veio em busca de atendimento médico, já que não havia em sua comunidade. Com poucos recursos, ela e sua família enfrentaram uma jornada árdua até o Brasil.

Após três anos em Pacaraima (RR), a família de Ensina se mudou para Boa Vista, onde receberam apoio. Nos abrigos, participaram do projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho, que oferece cursos, palestras e oficinas para integração socioeconômica e cultural.

Ensina destaca a experiência no curso agrícola promovido pela AVSI Brasil, que tem como foco a economia circular e inclusiva em Roraima. No curso, ela pode aprender técnicas agrícolas adaptadas ao clima brasileiro. “Gostamos de semear, plantar e cultivar, práticas que fazem parte de nossa cultura e tradições medicinais”, comenta Ensina.

Para os povos indígenas venezuelanos que migraram para o Brasil em busca de segurança e melhores condições de vida, é importante manter viva sua identidade, tradições ancestrais, línguas e práticas culturais, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas culturas preservadas para as gerações futuras.

O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.