A AVSI Brasil tem como um dos seus nove eixos transversais de atuação a resposta emergencial, auxiliando na recuperação de comunidades afetadas por desastres naturais e proporcionando auxílio efetivo e sustentável em diferentes contextos de emergência.
Nesse contexto, está o projeto São Sebastião: Juntos Pela Recuperação e Resiliência, que surgiu num cenário desafiador após os deslizamentos de encostas que assolaram o município de São Sebastião, localizado no Litoral Norte de São Paulo, em fevereiro de 2023.
O projeto, financiado pelo Center for Disaster Philanthropy (CDP), tem como principal objetivo auxiliar as pessoas afetadas pela tragédia, oferecendo ferramentas, suporte e oportunidades de recuperação. A iniciativa é dividida em três áreas de atuação:
- Assistência direta às vítimas, fornecendo doações de móveis, eletrodomésticos e filtros d’água para mais de 100 famílias da Vila Sahy;
- Fortalecimento da sociedade civil local, implementando a metodologia “Resilience Hub” (centro de resiliência), que visa fortalecer e capacitar a comunidade a lidar com desafios futuros;
- Cursos de empreendedorismo para a comunidade local, com foco em conhecimentos práticos e restruturação da confiança necessária para que os microempreendedores da comunidade consigam se recuperar economicamente.
Jaqueline Fonseca, professora de gastronomia e confeiteira, foi uma das vítimas do desastre que aconteceu na cidade. Moradora da Vila Sahy, Jaqueline estava em casa, na madrugada de carnaval, com a família e amigos no momento em que começou a forte chuva que antecedeu a tragédia.
“Quando a chuva iniciou, achei estranho, pois nunca tinha visto uma chuva tão forte assim. Estávamos com os amigos em casa nos divertindo, mas comecei a ficar preocupada quando a água começou a entrar. Foi quando eu pedi para que as pessoas me ajudassem a levantar os móveis. Mas quando vimos, já não dava pra levantar mais nada; a chuva já havia tomado conta de tudo,” relata Jaqueline. A moradora ainda conta que durante toda a madrugada ouvia gritos no meio da intensa chuva. Ela começou achar aquilo estranho, pois era algo sem precedentes. Foi quando decidiu sair de sua casa para averiguar o que estava acontecendo e descobriu que havia ocorrido um desmoronamento na região, provocando mortes, desaparecimentos e deixando muitas pessoas desabrigadas.
A partir daí, mesmo perdendo praticamente tudo, Jaqueline decidiu sair para ajudar as pessoas da região. Ela ficou na linha de frente para receber ajuda humanitária de diversas ONGs, em funções como a distribuição de mantimentos e outros suportes direcionados para as famílias desamparadas.
“Teve um momento em que achei necessário ter apoio psicológico para as pessoas da comunidade. Foi então que comecei a entrar em contato com profissionais para desenvolvermos rodas de conversa. O povo precisava conversar, colocar para fora todo o sofrimento que estava guardado”, conta Jaqueline.
A AVSI Brasil iniciou o projeto em julho de 2023, e Jaqueline foi uma das beneficiárias. Ela participou do curso de empreendedorismo fornecido pela instituição para a comunidade e conta que pensou em não o realizar por ter desenvolvido crises de pânico e ansiedade como sequelas do desastre. No entanto, ao ter contato com a turma e com a professora, Jaqueline conseguiu aprender a lidar com o sofrimento que ainda não havia sido externalizado, além de perceber o quão suas ações em prol da comunidade foram importantes na vida de outras pessoas.
“O curso de empreendedorismo despertou algo em todos nós que participamos. A AVSI não trouxe somente o curso para gente, ela proporcionou muita coisa e nos deu um espaço de acolhida para que pudéssemos compartilhar nossas dores e vivências. Além disso, através do curso, todo mundo aprendeu. Hoje, grandes amigas vão abrir seus negócios, uma amiga vai abrir sua cafeteria. Eu aprendi a economizar e a administrar meu negócio”, conta Jaqueline.
A missão da AVSI Brasil, em todos os eixos de atuação, é tornar a pessoa protagonista do próprio desenvolvimento, promovendo ferramentas para que ela consiga superar as adversidades. A atuação no projeto emergencial visa promover justamente isso, para que a comunidade possa se desenvolver e se recuperar integralmente de forma justa e igualitária.
“Meu próximo passo agora é recuperar as coisas que eu perdi e investir na minha confeitaria. Nesse momento tão difícil, eu nunca imaginei que poderia aprender tanto. Minha renda melhorou muito; com base em tudo que aprendi no curso, já começo a ver a diferença. Digo que a esperança que estava apagada dentro de muita gente reacendeu quando a AVSI chegou aqui. Consigo ver reflexos desse trabalho na realidade de todo mundo”, conclui Jaqueline.
Os três eixos do projeto São Sebastião – Juntos pela Recuperação e Resiliência fazem parte de um compromisso unificado: proporcionar condições de vida digna a curto e médio prazos. As ações estão alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, que visam:
ODS 1 – Erradicar a pobreza;
ODS 4 – Promover educação de qualidade;
ODS 10 – Reduzir as desigualdades;
ODS 11 – Promover cidades e comunidades sustentáveis;
ODS 13 – Responder a ações contra a mudança climática global;
ODS 17 – Promover parcerias e meios de implementação.