O evento marcou também o encerramento do Projeto Jucati Sustentável 2 que apoiou, por meio da AVSI Brasil e da Fundação Banco do Brasil, a criação e a construção da sede da Quintal Verde
Foi inaugurada na última segunda-feira (9), no município de Jucati, no Agreste meridional de Pernambuco, a sede da 1ª Associação Agroecológica da Região, a Quintal Verde. Criada por um grupo de agricultores do Projeto Jucati Sustentável 2, realizado pela AVSI Brasil, com apoio da Fundação Banco do Brasil e em parceria com a prefeitura de Jucati, a Associação surge da necessidade de se fortalecer a comercialização de insumos excedentes dos Quintais Produtivos irrigados pelo Bioágua e para a promoção da agroecologia na região.
A sede da Associação foi construída com apoio da Fundação Banco do Brasil e da AVSI Brasil e contou com a mão de obra de voluntários, agricultores e suas famílias, como a do Sr. Sandro Cordeiro, que ao longo de 8 meses se dedicou à obra e recebeu uma homenagem durante o evento de inauguração do espaço.
O evento também consolidou o encerramento do Projeto Jucati Sustentável 2, realizado desde 2018. Embora tenha finalizado no território, o projeto continuará rendendo bons frutos por meio da Associação. “O Projeto Jucati Sustentável 2 nunca vai morrer em Jucati. A Associação Quintal Verde é uma extensão deste projeto, que nos ajudou através da sua equipe tão presente, Adriana, Arley, a plantar de maneira saudável o ano todo”, declarou a tesoureira da Quintal Verde, Maria Sandreiva Berto.
Para a gestora da AVSI em Pernambuco, Ana Bianchi, o que se vê em Jucati é o sonho de toda Instituição que apoia projetos sociais. “Vocês conseguiram garantir a sustentabilidade de todo investimento que vem sendo feito em Jucati desde 2016. Isso só foi possível por causa do envolvimento deste grupo que hoje funda a associação. As pessoas de Jucati são um grande diferencial dentre os municípios que trabalhamos”, conta Ana.
Estiveram presentes na solenidade, representantes da Prefeitura de Jucati, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Na Agricultura, SINTRAFE, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco, FETAPE, além de sócios da Associação Quintal Verde.