Anuncio

Semeando Ciência e União Europeia certificam turma

Estudantes, familiares e parceiros prestigiaram a cerimônia

“Poder participar da certificação de mais uma turma é muito gratificante. É saber que de fato os recursos da União Europeia estão sendo aplicados e alcançando os resultados esperados”. Essa foi a avaliação de Denise Verdade, representante da União Europeia (UE), que participou nessa quarta-feira (15) da certificação da segunda turma do projeto Semeando Ciência no Pacto pela Vida.

Em Salvador, 38 jovens da comunidade Fazenda Coutos foram certificados pelo curso de Suporte ao Usuário de Informática e receberam tabletes numa solenidade que aconteceu no Centro Social Urbano da Federação, onde o projeto também atua. Além do corpo docente do projeto, os alunos das turmas da Federação e do Nordeste de Amaralina também participaram da cerimônia.

A solenidade conduzida pelas alunas Tainá Santos e Irleide Nascimento contou com a presença dos familiares dos estudantes, do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, da superintendente de Direitos Humanos (SUDH/SJDHDS), Anhamona de Brito, do representante da superintendência de Prevenção a Violência (SPREV), Admar Fontes, e do diretor geral da AVSI Brasil, Fabrizio Pelicelli.

Para o coordenador de Políticas de Juventude (Cojuve/SJDHDS), Jabes Soares, o momento da certificação é um movimento logicamente festivo e que serve pra celebrar a finalização de uma etapa. “Alguns alunos ainda durante o processo de formação começam a se inserir no mercado de trabalho e o certificado precisa ser utilizado para abrir portas, abrir caminhos e para criar oportunidade de iniciação social”, concluiu Jabes.

O estudante orador da turma, Jeferson Paixão, fez um discurso em nome dos colegas e agradeceu ao projeto pela oportunidade. “Queria agradecer a todos que estão por trás do projeto por acreditarem em nós. Embora muitos nos deem as costas vocês nos deram as mãos. E quero dizer que o projeto deu sim certo e vai continuar dando, porque os jovem que vocês investiram hoje são o futuro do amanhã”, finalizou.

O agradecimento não ficou só por conta dos jovens. Maria Lucia dos Santos, mãe da aluna Elaine dos Santos, comentou os benefícios do projeto para a vida da filha. “Estou muito emocionada. Que Jesus abençoe vocês que foram responsáveis por este momento. Minha filha progrediu muito e era muito bom vê-la chegando em casa todos os dias empolgada. Pena que vai acabar, mas será também uma oportunidade para os outros alunos que virão e poderão aprender o que ela aprendeu”, falou Maria Lucia.

Ainda este ano serão certificadas mais duas turmas do projeto. E no que depender dos esforços da AVSI Brasil e da secretaria estadual, o Semeando Ciência ainda vai qualificar muitos jovens. “Já houve uma demanda por parte de SJDHDS e a delegação está analisando a possibilidade de estender o projeto”, afirmou Denise Verdade, que disse estar muito bem impressionada com a execução do projeto.

O momento de certificação junto com a visita da União Europeia foi de satisfação para os executores do projeto, conforme explicou o diretor geral da AVSI Brasil. “A União Europeia está insistindo muito com na relação entre os temas direitos humanos e juventude. A certificação foi um momento importante para mostrar à UE essa experiência do Governo do Estado junto com a AVSI Brasil sobre essa temática de maneira exitosa e bem estruturada”, concluiu Pellicelli.

O Semeando Ciência no Pacto Pela Vida é um projeto fruto da parceria da AVSI Brasil com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e é financiado pela União Europeia.