Como forma de apoiar o processo terapêutico de pacientes atendidos pelo Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), da cidade de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o projeto Semear & Colher promoveu, na sede do Centro, na sexta-feira (4), uma oficina de agroecologia destinada a esse público. A iniciativa é realizada pela AVSI Brasil em parceria com a empresa Alvopetro.
Durante a realização da ação, a engenheira agrônoma do projeto, Joice Freitas, aproveitou a horta da instituição para passar instruções sobre a melhoria da qualidade das hortaliças cultivadas pelo CAPS e que são utilizados na alimentação dos pacientes. “Uma experiência, a princípio desafiadora. No entanto, foi extremamente gratificante alcançar o objetivo de levar o conhecimento técnico sobre hortas. É satisfatório saber que eles conseguiram assimilar as informações passadas”, destacou Joice.
A atividade, que atendeu a 25 pacientes, foi idealizada, após a prefeitura de Mata de São João sugerir à equipe do projeto.
Para a consultora e articuladora, Claudia Brito (líder da iniciativa Semear & Colher), o projeto continuará apoiando a instituição nas demandas de agroecologia. “É gratificante poder contribuir com o processo terapêutico promovido pela instituição e constatar o bem-estar que foi alcançado por meio da ação. Seguiremos acompanhando o desenvolvimento da horta, assim como, orientando os pacientes e a equipe CAPS, quanto aos cuidados agroecológicos que deverão ser mantidos para o desenvolvimento da área produtiva da entidade”, garantiu Claudia.
“Agradecemos aos facilitadores do projeto, em especial a Claudia e Joice, que através dos seus conhecimentos, habilidades e muita empatia, nos ofertaram uma manhã rica em aprendizado. Agora, colocaremos em prática e multiplicaremos esses conhecimentos. Somos gratos pela parceria”, agradeceu Daniela Barbosa Soares, gerente de Saúde Mental do CAPS
Semear & Colher
O projeto Semear & Colher tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) da zona rural de Mata de São João (BA), através da promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar e adesão de hábitos sustentáveis, por meio do saneamento das águas cinzas, promovido pelo Sistema Bioágua, gerando um processo de melhoria na qualidade do solo dos quintais produtivos.