Na última quinta-feira (05), foi iniciado um projeto de orientação de vida e carreira para os alunos do projeto Semente de Ciência. Chamada de intercoaching, a iniciativa conta com o trabalho voluntário da administradora Patrícia Junquilho, mestra em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A atividade realizada para 50 alunos do turno matutino seguirá até o fim do semestre com a metodologia de coaching – processo que busca o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais. No Semente de Ciência, Patrícia será uma espécie de tutora que ajudará os jovens no percurso de descoberta e construção do projeto de carreira individual.
Milena Nunes, coordenadora pedagógica do projeto, conta que a atividade foi realizada inicialmente com os professores e coordenadores, para que pudessem vivenciar o que será aplicado com os alunos. Segundo ela, a proposta possibilitou uma abertura do olhar e do coração para compreender coisas que “pensávamos já saber”.
“No quesito metodologia, achei interessante que todo o processo foi construído de forma participativa. Avalio de forma muito positiva essa metodologia, que diferente de uma palestra, onde você só ouve, acontece interação, envolvimento e aprendizado na ação. Comecei a praticar no trabalho realizado com os aprendizes algumas técnicas aprendidas no intercoaching. Tenho certeza de que vai enriquecer e inovar o percurso dos jovens e meu percurso pessoal e profissional”, comentou a coordenadora sobre a nova iniciativa.