Anuncio

Semiárido baiano recebe projeto para aceleração da agricultura familiar

A iniciativa busca enfrentar desafios da produção rural no Salitre, promovendo sustentabilidade e geração de renda para produtores familiares de 20 comunidades locais.

Em resposta aos desafios encontrados pelos povoados do Semiárido baiano, a AVSI Brasil lançou o Projeto Aceleração da Agricultura Familiar do Salitre. A iniciativa, financiada pelo Banco do Nordeste e patrocinada pela Enel Green Power, nas cidades de Campo Formoso e Juazeiro–BA, visa revitalizar a produção rural e a caprinovinocultura, além de promover práticas sustentáveis e ampliar as oportunidades econômicas de 50 famílias agricultoras.

A região do Salitre, onde a produção agrícola familiar é particularmente limitada devido à forte dependência das chuvas e aos desequilíbrios causados no meio ambiente, tem buscado alternativas, como a criação de caprinos e ovinos, para garantir a alimentação e a geração de renda. No entanto, essa prática enfrenta sérios obstáculos, como falta de infraestrutura adequada e baixa capacidade técnica, gerencial e de investimento, que comprometem a qualidade e produtividade dos rebanhos e dos cultivos.

O projeto surge como uma resposta estratégica para enfrentar esses desafios. Com período de 18 meses, a iniciativa foca na capacitação técnica, assistência à agroecologia e na melhoria da infraestrutura para a criação de caprinos e ovinos. Além disso, vai potencializar investimentos sociais anteriores que já contribuíram para o acesso à água e saneamento na região.

Visando aprimorar a gestão e produção de 50 famílias, o projeto oferece mentoria, acesso a tecnologias e suporte técnico. A expectativa é melhorar e aumentar a produtividade sustentável e a geração de renda, permitindo que as famílias comercializem carne, leite, couro e esterco. Outro ponto central do projeto é o aprimoramento da gestão da propriedade e o envolvimento de toda a família no processo produtivo, promovendo a participação de pais e filhos nas atividades.

O Projeto Aceleração da Agricultura Familiar do Salitre–BA é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida das famílias do Semiárido baiano e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. Com a colaboração de parceiros e o empenho das comunidades locais, essa iniciativa visa gerar um impacto positivo e duradouro para as famílias da região.

Para o desenvolvimento do projeto, foi realizado um levantamento social com 100 famílias das comunidades do Salitre, destas, 50 foram selecionadas para seguir com assistência técnica e extensão rural (ATER), mentorias e capacitações, a fim de proporcionar maior autonomia, produtividade e poder de comercialização para os beneficiários.

Maria Angelica, agente de saúde e presidente da Associação de Moradores e Agropecuaristas de Goiabeira II Salitre, acredita que o projeto era o que estava faltando na região para auxílio dos caprinovinocultores e agricultores. Segundo Angelica, a iniciativa é uma forma de melhorar a vida dos moradores envolvidos na agricultura familiar.

“Até então a gente não tinha esses projetos, ele vem para melhorar a vida do nosso povo, né? Aqui não tinha nenhum acompanhamento e graças a vocês, com as empresas, agora temos. A AVSI Brasil veio melhorar a situação de vida do nosso povo e da nossa região com esses projetos com essas qualificações.” disse.

As 50 famílias selecionadas residem nas comunidades: Bebedouro Grande; Pau Preto II; Pateiro; Panelas, Goiabeira II; Assentamento Maria Simões; Bruteiro/Gangorra; Sobradinho; Poço da Onça, Pedreira; Passagem do Sargento; Curral Velho e Cacimbinha.

Veja Também