Anuncio

Tempo de boas ações e o mês do bem

Moradores de comunidade mineira participam de atividades de promoção do bem e da cidadania

Neste mês de agosto, espaços públicos e instituições locais de uma comunidade em Betim (MG) estão sendo ocupados com atividades gratuitas. Lazer, cultura, esporte, informação e solidariedade marcam a primeira edição do Mês do BemA ação é promovida pela Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis (RDST), criada em 2006 dentro do programa Árvore da Vida, e tem o objetivo de promover boas práticas de cidadania e a valorização dos bairros Jardim Teresópolis e Vilas Bemge e Recreio.  

A abertura das atividades ocorreu no dia 3 de agosto com o Pedágio do Bem. Representantes de instituições da RDST se espalharam pelos bairros, distribuindo mensagens sobre a paz e o bem e convidando os moradores a participar das ações.

O Asilo Antônio Pereira Gonçalves, no Jardim Teresópolis, é um dos parceiros que abriu as portas para a comunidade. No dia 7, os idosos receberam cinco meninos com idades entre 10 e 13 anos que moram na vizinhança para o Chá da Vovó. “Foi um momento de afetividade, lazer e troca de experiências. Queremos aproximar as crianças dos idosos e fazê-las conhecer e respeitar o nosso espaço”, conta a coordenadora da instituição, Ana Paula de Almeida Matina Costa. 

Os 34 idosos do asilo também participaram da Tarde de Alegria, no dia 11 de agosto. Promovida pelo Grupo de Referência Adulto do Árvore da Vida e a Associação Comunitária das Donas de Casa de Betim, a ação animou a casa com muita música.

O Mês do Bem incentiva também a leitura. Cada semana, um voluntário visita uma creche da região e garante a diversão das crianças com contação de histórias, poesias e jogos literários.  

Fazer o bem é ajudar o próximo

Durante todo o mês de agosto, são realizadas ainda ações de solidariedade. Estabelecimentos comerciais participam do Lacre do Bem recebendo doações de lacres que poderão ser trocados por cadeiras de rodas.

O Bazar Beneficente do Centro de Referência da Saúde Mental (Cersam) vende roupas e calçados a preços mais baixos e irá converter toda a renda em passeios para os pacientes. A Maternidade Pública de Betim promove o Agosto Dourado, ação já realizada anualmente, mas que em 2015 integra o Mês do Bem. O objetivo é conscientizar mulheres sobre a importância da amamentação. Profissionais de saúde da unidade oferecem treinamento para as mães e distribuem brindes.

Arte também faz bem: Educandos do Árvore da Vida participam do Mês do Bem

No dia 14 de agosto, 14 jovens aprenderam um pouco da arte de desenhar com vela. A oficina foi oferecida pela equipe do Programa do Fortalecimento da Comunidade e o Plug Minas, Centro de Formação e Experimentação Digital criado pelo Governo de Minas, em 2009, para formar jovens de 14 a 24 anos, estudantes da rede pública de ensino, nas áreas da cultura digital, arte, empreendedorismo e idiomas.