Um pedacinho da Floresta Amazônica, exibido em realidade virtual por 10 minutos, encantou os moradores da Vila Reencontro, em Cruzeiro do Sul, na sexta-feira (02). O filme “Amazônia Viva” proporcionou uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, com o objetivo de permitir que os espectadores contemplassem as belezas da Floresta Amazônica e ouvissem seus sons.
O filme de Estevão Ciavatta é um projeto da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) – uma plataforma de ação colaborativa criada pela ONU para que líderes e comunidades possam contribuir para a preservação das florestas, biodiversidade e os direitos de seus guardiões. O filme marca a estreia do cineasta na direção com base em tecnologias de realidade virtual, revelando o bioma mais importante do planeta e conscientizando sobre a importância de sua preservação.
A cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuá e importante liderança indígena, conduz os espectadores durante a viagem virtual totalmente interativa por um dos biomas mais importantes, belos e infelizmente ameaçados. Durante o trajeto, o público tem a sensação de estar fisicamente na região, sentindo toda a energia ao ver as belezas e ouvir os sons da floresta – o nascer do sol, o canto dos pássaros, o balanço das folhas, o movimento das águas do rio. A experiência proporciona todas as sensações que uma experiência em 3D pode oferecer, envolvendo, aproximando e conscientizando o público sobre a necessidade de preservar a Amazônia e propor soluções para ajudar a conter a crise climática e a devastação da região.
Rogéria Andrade, moradora do Módulo 31 da Vila Reencontro em Cruzeiro do Sul, compartilhou sua experiência pessoal. Em 2009, ela teve a oportunidade de estar dentro da Floresta Amazônica, e essa imersão virtual a fez reviver essa experiência. “Fiquei encantada com tudo o que vi. Parecia muito real, incrível e lindo. Fiquei surpresa”, disse a moradora.
As Vilas Reencontro buscam, por meio de suas atividades, proporcionar oportunidades e reflexões sobre temas atuais para seus acolhidos, além de oferecer acesso à cultura, um pilar importante para a busca da autonomia e restauração da dignidade dessas pessoas. Elas têm a oportunidade de serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Sobre o programa:
A Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. Seu objetivo é fornecer acolhida e contribuir para o desenvolvimento da família beneficiária, apoiando a reconstrução da autonomia e independência econômica e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.