A Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis (RDST), criada em 2006, dentro do programa Árvore da Vida, lançou no último sábado (30), mais uma ação que visa trazer melhorias para a região do Jardim Teresópolis, em Betim (MG).
É a Conexão Terezópolis (CT), uma proposta de unir instituições locais, empresas, governos, organizações sociais e moradores a trabalharem juntos pelo desenvolvimento da comunidade. O lançamento ocorreu durante o Olha Praça e apresentou à comunidade um site criado para ajudar a conectar os parceiros da iniciativa CT.
O portal permite que instituições cadastrem e gerenciem projetos para a região, buscando parcerias, colaboradores e voluntários, além de divulgar informações sobre as entidades locais, atividades e eventos que acontecem na comunidade.
A Conexão Terezópolis é uma iniciativa coletiva, resultado de uma parceria entre a RDST, FIAT Automóveis e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que busca valorizar e incentivar a participação dos moradores no desenvolvimento do território.
Conectar para ocupar espaços
A iniciativa CT tem o objetivo de ampliar o acesso dos moradores do Complexo do Jardim Teresópolis aos espaços que promovam atividades sociais envolvidas com esporte, lazer e cultura.
Ao longo do ano, 35 espaços da comunidade serão ocupados com atividades gratuitas, promovendo mais integração entre a população.
Por dentro do bairro
O site da Conexão Terezópolis também permite acesso ao Sistema de Indicadores do Terezópolis, um conjunto de informações sobre as condições de saúde, educação, renda e violência na comunidade que poderáão contribuir com governos, instituições, empresas e moradores para desenvolverem ações que melhorem a qualidade de vida na região.