Anuncio

Vila Reencontro Anhangabaú realiza cerimônia de entrega de certificados para moradores voluntários

Iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação coletiva dos beneficiários na cogestão do espaço.

Na Vila Reencontro, as pessoas acolhidas são convidadas a participar da cogestão do espaço, promovendo maior autonomia e engajamento por parte dos beneficiários. Essa dinâmica incentiva os beneficiários do programa a se envolverem e assumirem responsabilidades nas atividades diárias do local, bem como na tomada de decisões que os afetam. A abordagem tem como objetivo fortalecer a base e a participação da comunidade.

A partir disso, os moradores voluntários do coletivo de alimentação da Vila Reencontro Anhangabaú participaram, na segunda-feira, dia 05 de junho, de uma cerimônia interna de entrega do Certificado de colaboração na manutenção da Vila nestes primeiros 04 meses da Unidade Vila Reencontro Anhangabaú. Ao todo, nove beneficiários receberam o certificado e participaram da cerimônia, que contou com a presença das supervisoras de Capacitação Laboral e Voluntariado, Cintia Silva, e de Cogestão e Participação Comunitária, Iamara Ribeiro.

O objetivo da entrega dos certificados é incentivar a participação da pessoa beneficiária no coletivo e promover qualificação para o mercado de trabalho. Durante a cerimônia, Iamara Ribeiro, supervisora de cogestão da Vila Reencontro Anhangabaú, explica o intuito da entrega do certificado, que tem como objetivo comprovar a participação da pessoa beneficiária na cogestão do espaço comum da vila e também poderá ser utilizado para comprovar experiência voluntária na área da alimentação durante a busca por emprego.

Cintia Silva, supervisora de capacitação laboral, reforça a importância da inclusão de trabalhos voluntários no currículo, do ponto de vista do recrutador: “Quando nos dispomos a fazer um trabalho voluntário, recebemos vários aprendizados. Trabalhamos o convívio com o próximo, ensinamos e aprendemos com os outros”, disse Cintia.

Para Anízio Oliveira, membro do coletivo e morador da Vila Reencontro Anhangabaú, a cerimônia serviu para evidenciar o desempenho dele e dos colegas que estão sempre à disposição da comunidade, colaborando com as atividades sugeridas. Isso serve como uma oportunidade para se aperfeiçoar para a vida e para o futuro.

Tornar a pessoa protagonista do seu próprio desenvolvimento é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento das Vilas, portanto, incentivar a participação comunitária reforça que as pessoas são capazes de traçar seus próprios caminhos e ter maior autonomia.

Sobre o programa

A Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. Seu objetivo é fornecer acolhida e contribuir para o desenvolvimento da família beneficiária, apoiando a reconstrução da autonomia e independência econômica e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.