Anuncio

Vocação, empreendedorismo e família são temas de oficinas no Semeando Ciência

A atividade complementa o currículo da formação profissional em Helpdesk

Além das disciplinas cotidianas do projeto, o Semeando Ciência no Pacto pela Vida tem proporcionado aos alunos a oportunidade de participar de oficinas que incentivam o autoconhecimento e o crescimento pessoal e profissional. Empreendedorismo, família e vocação são os temas abordados nas atividades ministradas pela psicóloga Fernanda Firmo.

Com início em novembro de 2014 e previsão de conclusão em abril deste ano, os encontros são realizados nas três comunidades de Salvador (BA) onde o projeto acontece: Fazenda Coutos, Nordeste de Amaralina e Federação.

 “Entendemos que essas oficinas são um complemento às demais matérias do projeto. A ideia surge a partir de uma demanda que identificamos nos alunos”, comentou a psicóloga sobre a motivação para a realizar as oficinas.

Para Elaine França, aluna do projeto, os encontros são muito bons e vieram em um ótimo momento. “Espero progredir bastante com a ajuda dessas oficinas, porque esses encontros têm colaborado bastante e me mostrado que, se quero algo para minha vida, se eu desejo algo profissionalmente, tenho que batalhar até conseguir tudo o que eu sonho e assim me realizar”, comenta.

Vocação, empreendedorismo e família

Percebemos que, apesar de nosso curso ser de qualificação profissional, muitos alunos entravam sem perspectiva do futuro, sem saber que rumo seguir em sua vida, vivendo uma vida sem muito sentido”, pontuou Fernanda. Diante dessa realidade, foi criada a oficina de orientação vocacional, realizada em 5 encontros que ajudam a perceber a própria vocação na vida profissional através de reflexões e análises da vida pessoal.

A oficina de empreendedorismo alerta e incentiva os alunos sobre novas possibilidades de renda, a partir da oferta de serviços para a comunidade onde moram, por exemplo. Em três encontros, os jovens compreendem como o empreendedorismo pode ser uma valiosa ferramenta para a carreira profissional.

Por fim, sendo a família uma importante parceira no processo de aprendizagem e crescimento do aluno, é realizado o encontro para compreender essa relação. Sempre antes da reunião entre pais e equipe do projeto, acontece a oficina sobre família, que busca entender como cada aluno percebe sua família e como ele se vê inserido nela.