A terceira e última fase do projeto Vozes Daqui teve início neste mês de setembro. A gerente do projeto, Tatiana Belo, e a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação e Inovação de Goiana (PE), Joana Botelho, visitaram no início as três escolas que serão beneficiadas pela iniciativa: Escola Adélia Carneiro Albuquerque, Escola Municipal Lourenço de Albuquerque Gadelha, e Escola Municipal Capela São Sebastião.
O objetivo principal das visitas foi apresentar o Vozes Daqui ao corpo docente e à gestão escolar das instituições de ensino. Além de realizar um levantamento dos jovens matriculados para a realização de contato e inscrição nas atividades do projeto.
“Participamos da apresentação do projeto realizada na fábrica da JEEP e estávamos ansiosos para sermos beneficiados. Sabemos que o projeto vai fazer muita diferença para os jovens e o corpo docente”, destacou Lucinéia Ferreira, gestora da Escola Municipal Lourenço Albuquerque Gadelha.
As atividades da terceira fase do Vozes Daqui acontecerão em 6 meses, iniciando em setembro de 2021, com benefício direto para 150 alunos, 10 professores e 15 representantes da comunidade. O projeto é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.
“O projeto envolve memórias afetivas, valorizando a realidade onde o aluno e a escola estão inseridos. As ações promovidas fazem desabrochar nos alunos o sentimento de pertencimento, desejo de participação e protagonismo, refletindo sobre seu papel na comunidade escolar”, enfatizou Joana Botelho, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Inovação.
Sobre o projeto
O projeto Vozes Daqui contribui para o desenvolvimento local e inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais. Por meio das duas primeiras fases do projeto, 6 escolas foram beneficiadas com o desenvolvimento de atividades na área de educomunicação com oficinas de fotografia e audiovisual, oficinas educativas literárias de recreação com alunos e formação de professores.
Além disso, o projeto realizou melhorias nos espaços físicos das escolas, sendo entregues duas bibliotecas com sala multimídia e uma escola revitalizada com pintura/grafitagem. Atualmente, estão em andamento a reforma de mais duas bibliotecas e uma área recreativa.