A CASA&VIDEO, uma das maiores redes de varejo do Brasil, anuncia o projeto Portas Abertas – Uma oportunidade para novos sonhos, para inserir famílias de refugiados e migrantes no mercado de trabalho. A iniciativa, que começou a ser estruturada em 2021, reflete o posicionamento concreto da companhia, que se denomina como diversa, solidária e inclusiva. O programa iniciará com a contratação de 10 venezuelanos, que estão sendo atendidos com seus familiares pela Operação Acolhida, força-tarefa liderada pelo Governo Federal, em Roraima. Eles iniciam na companhia neste mês de março, como ajudantes de depósito no Centro de Distribuição em Queimados, Rio de Janeiro.
A oportunidade de emprego surgiu a partir da parceria com a AVSI Brasil, que faz a gestão de oito abrigos para refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima e implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho. O projeto prevê o apoio nas entrevistas de emprego e quando o processo seletivo é concluído com a empresa parceira, providencia moradia temporária e suporte para a alimentação durante o período inicial das famílias na nova localidade. O Acolhidos também garante acompanhamento de um assistente social para apoiar o grupo na integração com a empresa e na comunidade local, durante três meses.
Segundo a diretora de Gente & Gestão da CASA&VIDEO, Marcia Lassance, a contratação dessas pessoas é mais do que uma questão de diversidade, é também uma questão de direitos humanos. Ela reforça também que esse é um tema ainda pouco trabalhado no meio corporativo. “Essas pessoas enfrentam diversos desafios quando partem do seu país em busca de uma melhor condição de vida, e a inserção no mercado de trabalho é um deles. Nós queremos ajudar a reduzir essa lacuna e oferecer oportunidades para essas famílias que precisam de muito acolhimento. Em grande parte das situações, as pessoas refugiadas deixam tudo para trás e precisam recomeçar do zero aqui. Queremos oferecer a elas a possibilidade de novos sonhos a serem realizados”.
A diretora afirma que essa iniciativa também é de grande importância para a própria companhia. “Acreditamos na força da diversidade e na necessidade de um time cada vez mais plural. Temos certeza que trazer novos olhares e perspectivas tem muito a somar ao nosso time e negócio”.
A decisão de começar pelo Centro de Distribuição foi pensada para proporcionar um melhor acolhimento aos novos colaboradores. O CD é um local de trabalho sem atendimento ao público externo, oferecendo assim um tempo maior para os imigrantes se habituarem à língua portuguesa, e mantê-los todos trabalhando juntos oferece um conforto psicológico ainda maior, uma vez que os mesmos terão troca diária com seus compatriotas, facilitando a adaptação de todos.
Para a gerente da AVSI Brasil, Thais Braga, as ações do projeto proporcionam tranquilidade para os novos colaboradores e para as empresas contratantes. “Como são pessoas que acabaram de sair de abrigos, elas não contam com recursos para arcar com aluguel ou outras despesas neste momento. Por isso, o projeto prevê benefícios como, moradia temporária, suporte para a alimentação e o acompanhamento social na fase inicial da nova localidade. Isso garante que a família possa economizar seus proventos e, a partir do quarto mês, já conquiste a autonomia financeira, que é nosso objetivo principal”, explica.
A CASA&VIDEO também irá oferecer aos refugiados e migrantes curso de português com professor fluente em espanhol, acompanhamento semanal ao processo de adaptação dos novos colaboradores pela área de consultoria interna de RH, junto do apoio da assistente social previsto pela AVSI Brasil, além de capacitação dos tutores para uma melhor acolhida, entre outros cuidados adicionais, como a entrega de diversos produtos para equipas as novas residências.
A companhia emprega aproximadamente três mil colaboradores nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e suas políticas reforçam a diversidade e inclusão, com oportunidades iguais para todos. “Trabalhamos constantemente na manutenção de um ambiente de trabalho que inclui e oferece oportunidades a todos. Fugir dos rótulos e abraçar a diversidade são características fortes do nosso time de sangue amarelo”, ressalta Marcia Lassance.