O projeto Vozes Daqui realizou a entrega de 3 bibliotecas /salas multimídia em três escolas municipais da cidade de Goiana (PE). A Escola Municipal Capela de São Sebastião (Sítio Gambá); a Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa (povoação de São Lourenço) e a Escola Municipal Lourenço Albuquerque Gadelha (Carne de Vaca) foram contempladas na fase 3 do projeto.
As reformas são fruto de um diagnóstico escolar realizado entre setembro e novembro de 2021 com cerca de 192 estudantes, professores, gestores e pais que propuseram a implantação de três bibliotecas e salas de multimídia. “Desejo que as bibliotecas/salas multimídias sejam, além de um espaço de acesso e incentivo à leitura, um espaço de interação, de trocas e fortalecimento da educação. Que todos possam cuidar, explorar e aproveitar o espaço que ajudaram a criar e tanto desejavam”, anseia Tatiana Belo, coordenadora do projeto.
Nas unidades foram realizadas adequações físicas e aquisição de equipamentos como TV, ar condicionados, notebooks, impressora, mesas e cadeiras, garantindo um ambiente mais estruturado e agradável para alunos, professores e comunidade escolar. “Além de termos uma biblioteca bonita e toda equipada, aprendemos a ver além das dificuldades e possibilidades, como por exemplo, através das oficinas de audiovisual, com uma simples câmera de celular, fazer um vídeo sobre nossa comunidade. Só tenho a agradecer”, diz Jamilly da silva Lira, aluna da Escola Municipal Capela de São Sebastião.
Além das melhorias do ambiente escolar, também foram realizadas oficinas educativas literárias com cerca de 90 alunos das três escolas beneficiadas, que incentivaram nos alunos o hábito da leitura, fortalecimento da cultura local e valorização do espaço escolar. Eles escreveram poemas, poesias e textos inspirados na cultura e história de Goiana. O material produzido deu origem ao livro “Memórias de Goiana”, que foi entregue nas bibliotecas/salas multimídia das escolas beneficiadas.
Além dos membros das escolas e da equipe da AVSI Brasil, estiveram presentes o gerente geral da agência do Banco do Brasil de Goiana, Raoni Oliveira, o representante da Stellantis Jeep, Manoel Marques; o Procurador geral do município de Goiana, Gilmar Serra; a secretária de Educação, Maria Goreti Araújo, e diretoras de ensino Joana Botelho e Natália Barbosa.
A ação faz parte do componente de projetos escolares, que visa a implementação de Projetos de melhoria da estrutura física das escolas e melhoria do ambiente escolar (relação alunos e professores e comunidade escolar x sociedade), criando desta forma um ambiente mais harmonioso que facilitará a valorização e o interesse pela escola e pelo aprendizado.
“Como professora dessa escola, sempre fui uma incentivadora a projetos de educação, meio ambiente e incentivo à leitura. Estou feliz pela escola ter sido beneficiada com um espaço tão importante para a educação dos jovens e ainda receber uma homenagem em vida, dando o nome a biblioteca da escola”, disse a professora Ivanilda Nunes, da Escola Municipal Lourenço Albuquerque Gadelha).
O Projeto vozes daqui contemplou ao longo de 30 meses de projeto, 9 escolas municipais que atendem ao ensino fundamental II no município de Goiana, realizando ações educativas e culturais e nove melhorias em ambientes escolares, sendo sete bibliotecas/ salas multimídia, uma área recreativa e uma revitalização de pintura com grafitagem, beneficiando cerca de 5500 alunos, 1000 professores e gestores e 300 pais e/ou lideranças comunitárias.
A iniciativa é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.