O projeto consistiu na formação de jovens de 18 a 23 anos em situação de vulnerabilidade, em Pernambuco, para atuar como Pedreiro ou Auxiliar Administrativo, seguindo diretrizes da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097).
O objetivo foi contribuir com o processo de formação profissional e a inclusão social de jovens de comunidades carentes por meio da educação voltada para o mundo do trabalho e do acesso ao mercado formal (e da permanência nele).
O papel da AVSI nessa iniciativa consistiu em realizar:
- o processo seletivo, por meio de ampla mobilização comunitária em áreas de interesse da empresa e com a inclusão dos jovens em maior situação de vulnerabilidade socioeconômica e com interesse no curso;
- a formação humana continuada durante o processo de qualificação profissional;
- o acompanhamento do desenvolvimento pessoal e profissional do jovem, ao longo do curso de aprendizagem profissional realizado pelo SENAI.
Metodologia
O processo formativo teve duração de 800 horas (sendo 400h realizadas no SENAI e outras 400h realizadas no canteiro de obras).
Durante o período formativo, a AVSI realizou visitas semanais aos jovens, orientando-os quanto à postura e educação adequada ao mercado de trabalho, aos direitos e deveres do aprendiz e apoio psicopedagógico.
Resultados alcançados
- 2012-2013 – formação de 20 jovens aprendizes em Pedreiro de Edificações;
- 2013-2014 – formação de 51 jovens aprendizes em Pedreiro de Edificações;
- 2014-2015 – formação de 24 jovens aprendizes em Pedreiro de Edificações e 5 jovens aprendizes em Auxiliar Administrativo;
- 2015-2016 – formação de 26 jovens aprendizes em Pedreiro de Alvenaria e 7 aprendizes em Assistente Administrativo.