Anuncio

Projeto Semear e Colher forma primeira turma do Curso de Associativismo e Cooperativismo

Aulas foram ministradas para moradores da zona rural da cidade de Mata de São João-BA.

Treze moradores da zona rural da cidade de Mata de São João, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), concluíram, na terça-feira (4), o primeiro curso de Associativismo e Cooperativismo, promovido pelo Projeto Semear & Colher.

A capacitação que durou três meses teve como principal finalidade estimular os alunos a compreenderem a importância do fortalecimento comunitário para a prospecção do crescimento da agricultura familiar da localidade.

Durante as aulas, ministradas pela professora e administradora Tatiana Carvalho, os alunos tiveram acesso a conteúdos sobre empreendedorismo, agenda 2030, análise de mercado, estatuto social, conselho fiscal, gestão democrática, plano de negócios, ferramentas de gestão, inovação, logística, dentre outros.

“Agradeço a AVSI Brasil e a Alvopetro por essa possibilidade de aprendizagem porque todo conhecimento é válido e soma muito na nossa vida. Eu acredito que esse curso plantou, em nós, uma semente que trará bons frutos, a exemplo de uma futura cooperativa para a nossa comunidade. Depois de tantos conhecimentos adquiridos aqui, com certeza, não saímos mais os mesmos”, pontuou Francine Neves.

“O projeto Semear & Colher visa a contribuir para o desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômico) da zona rural de Mata de São João-BA.  A iniciativa se propõe à redução da pobreza rural, para além da subsistência, incentivando à geração de renda através do aumento da produtividade agrícola familiar, além da educação alimentar e agroecológica, tendo em seu escopo as premissas da sustentabilidade”, explicou a coordenadora do projeto, Claudia Brito.

Para a execução desse projeto a AVSI Brasil conta com as parcerias da Alvopetro (financiadora) e a Prefeitura Municipal de Mata de São João.